Feira da Foda à Monção promove anho no forno

Iniciativa divulga confeção de cordeiro num alguidar em barro e levado a um forno a lenha.
Por Manuel Jorge Bento|22.03.17
Há mais de 300 anos que se faz a venda de cordeiros - ou anhos - em Pias, Monção, mas só este ano a iguaria ali confecionada com os animais dá nome a uma feira gastronómica, que deverá atrair 15 mil visitantes àquela freguesia. A Foda à Monção é o cordeiro assado num alguidar de barro e levado a um forno a lenha, juntamente com arroz. Poderá ser degustado, este fim de semana, na primeira edição do evento.

A designação do prato tem duas origens. "Para vender os animais, os agricultores acrescentavam sal à água que aqueles bebiam, para que durante a feira os cordeiros tivessem grande porte. Só que, dias depois, voltavam ao estado normal e as cozinheiras exclamavam Hei, que f***!", à boa maneira minhota. Há também a indicação de que, quando as mulheres levavam para casa o prato, cozinhado em fornos comunitários, várias vezes caíam devido à degradação das estradas, dizendo "Que grande f***, ficámos sem almoço!", explica ao CM Agostinho Correia, autarca de Pias e grão-mestre da Confraria da Foda - fundada em outubro.

No fim de semana, a feira decorrerá numa tenda com 160 metros de comprimento e com a presença de cinco adegas, que apresentam os vinhos produzidos, além de tasquinhas, artesanato e música popular. Serão ainda entronizados 30 elementos na Confraria da Foda. No sábado de manhã, vão ser inaugurados os Tanques do Encontro e um forno comunitário, que pretendem imortalizar a tradição daquela terra.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!