Gualterianas levam cor e animação a Guimarães

Marcha com nove carros é considerada o ponto alto das maiores festas do concelho.
Por Ana Isabel Fonseca|04.08.18
Já arrancaram as Gualterianas, conhecidas como as maiores festas de Guimarães e que são realizadas desde 1906, em honra a S. Gualter. Desde quinta-feira que a cidade-berço está repleta de cor e muita animação, que promete durar até segunda-feira. Será precisamente nesse dia, o último das festas, que irá ter lugar o momento mais esperado - a marcha gualteriana.

Ao contrário dos anos anteriores, o desfile irá começar este ano pelas 22h00 e irá contar com nove carros - Cidade de Guimarães, República Checa, Brave, 115 anos da Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho, Havai, Música no Coração, Arte Barroca e o mítico Balonas. As marchas contam ainda com 13 números ao vivo, protagonizados por associações culturais.

"Queremos que as Gualterianas sejam as festas do concelho. É uma festa do povo, temos que manter as raízes e a tradição, mas também introduzir elementos contemporâneos e inovadores", explicou Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, na apresentação do programa das festas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!