Hospital de Lisboa Oriental vai avançar até final do ano

Ministério da Saúde tenciona avançar com novo concurso público “até ao final deste ano”.
Por José Rodrigues|29.02.16
Hospital de Lisboa Oriental vai avançar até final do ano
Imagem do futuro Hospital de Lisboa Oriental, ou Hospital de Todos os Santos, na zona de Chelas Foto DR
O Governo tem "intenção de avançar com um novo concurso público para a construção do novo hospital de Lisboa, em Chelas, "até ao final deste ano". Fonte do gabinete do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, revelou ao CM que o Hospital de Lisboa Oriental "é de facto uma prioridade para o Governo e já foi iniciada a retoma do processo para estudo do projeto, programa e financiamento".

A criação deste hospital é uma peça fundamental da reestruturação da rede hospitalar de Lisboa, com implicações no Plano de Ação Territorial da capital, particularmente da colina de Santana, onde se encontram 4 hospitais (Stª Marta, Capuchos, Miguel Bombarda e Desterro), vendidos em 2009 pelo Ministério da Saúde à empresa pública Estamo. Atenta a este problema, a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, questionou o vereador do Planeamento e Urbanismo sobre o assunto. Num documento a que o CM teve acesso, Manuel Salgado responde dizendo que, no caso do novo hospital, "há um cenário de incerteza que deve ser esclarecido" e que "aguarda a definição estratégica governamental". Até lá, acrescenta, "continuar-se-á o desenvolvimento da proposta do PAT".

Questionado sobre as questões do património da colina de Santana (gestão dos terrenos dos 4 hospitais), o Ministério da Saúde respondeu que "estão a ser estudadas", mas, acrescentou, "não dependem apenas do Ministério da Saúde". A construção do Hospital Oriental, para substituir os hospitais de S. José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral e Estefânia, poderá, segundo disse na passada quinta-feira o ministro da Saúde, "corresponder a uma poupança anual de 48 milhões de euros".


Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De bruno0001.03.16
    Mais um concurso "público" corrupto... o normal...
1 Comentário
  • De bruno0001.03.16
    Mais um concurso "público" corrupto... o normal...
    Responder
     
     -1
    !