Novo cais para barcos em Faro chega 35 anos depois

Concurso aberto para construir estrutura flutuante que terá um custo de 50 mil euros.
Por Tiago Griff|28.05.18
Novo cais para barcos em Faro chega 35 anos depois
Foto Nuno Alfarrobinha
A Docapesca lançou um concurso público para a construção de um novo cais flutuante no núcleo habitacional dos Hangares, na ilha da Culatra, em Faro, 35 anos depois de o último ter sido destruído. Uma notícia bem recebida pelos ilhéus, que já não têm de se deslocar mais de um quilómetro a pé para apanharem um barco-carreira para terra e até o socorro vai ficar mais agilizado com a nova estrutura.

"Era algo que já reivindicávamos há muito tempo", conta ao CM José Lezinho, presidente da Associação de Moradores dos Hangares, que revela as dificuldades do dia a dia dos ilhéus: "Quando vão, por exemplo, às compras têm de ir a pé, apanhar as carreiras a cerca de 1,5 quilómetros de distância, nos cais dos núcleos do Farol ou da Culatra, e muitos são idosos. Quando regressam, com os sacos cheios, fazem novamente o trajeto. Com os jovens, que vão para escola em Olhão todos os dias, é igual", lembra. O barco- -carreira vai poder apanhar os passageiros no novo cais, bem como as embarcações de recreio ou pesca, mas a única que terá autorização para ficar lá estacionada será a de socorro.

"Atualmente, quem tem algum problema de saúde tem de ser transportado numa viatura da Cruz Vermelha para um dos outros cais e só aí é que vai para o hospital", lamenta Lezinho.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!