Quinta do Conde quer um lar com lotação para 100 idosos

Vivem na freguesia cerca de quatro mil idosos: falta uma resposta social de alojamento.
Por João Saramago|23.01.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Quinta do Conde quer um lar com lotação para 100 idosos
Idosos defendem a construção urgente do equipamento na freguesia Foto Sérgio Lemos
A população da Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, reclama desde 1982 a construção de um lar de idosos na freguesia. Para João Valente, presidente do centro comunitário local, a construção da unidade será uma forma de minimizar a proliferação de lares ilegais. "No último levantamento realizado foram detetadas 20 casas nestas condições", referiu.

Para a concretização do projeto, a direção da Instituição Particular de Solidariedade Social realizou uma petição, que foi subscrita por mais de quatro mil pessoas que, explicou João Valente, "reuniu o apoio de todos os grupos parlamentares". A petição, que recomenda ao Governo a construção do lar foi, entretanto, aprovada no Parlamento, com os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PEV e a abstenção do PSD e CDS.

O equipamento que o Centro Comunitário da Quinta do Conde pretende construir visa dotar a freguesia de um espaço com capacidade para 100 pessoas, com 40 quartos e um centro de dia. O investimento está na ordem dos 1,7 milhões de euros, possuindo a instituição um terreno cedido pela autarquia para a concretização do lar.

pub

pub