Renovação do canil municipal ainda sem data

Manifestação está marcada para esta tarde, junto aos Aliados.
Por Manuel Jorge Bento|08.05.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Renovação do canil municipal ainda sem data
Canil fica na rua de S. Dinis Foto DR
São dezenas de cães e gatos que estão recolhidas no canil municipal do Porto, na rua de S. Dinis - um edifício com cerca de 80 anos, que está desatualizado e a necessitar de uma intervenção séria. A câmara municipal reconhece que as condições não são as ideais, tem prevista a requalificação da estrutura, mas ainda sem data marcada para o início da empreitada. Para esta tarde está marcada uma manifestação popular, junto à Loja do Munícipe, nos Aliados, em defesa de um centro de recolha que seja um local de bem-estar animal.

"Aquelas instalações são muito velhas, as jaulas onde são colocados os cães são muito pequenas e, ao que sabemos, nem existe um sítio para colocar animais em quarentena quando estes estão doentes, o que acaba por resultar na propagação das doenças", indica ao CM Sandra Silva, uma das promotoras do protesto. "É um espaço que necessita de uma intervenção urgente, que já vimos a reclamar há anos até porque foi uma promessa da atual câmara", disse.

Fonte da autarquia explicou ao CM que o espaço cumpre as regras impostas e fiscalizadas pela Direção-Geral de Veterinária e existe vontade política de resolver esta questão, que já foi herdada dos executivos anteriores. Para já, a estratégia passa por sensibilizar a população para a adoção de animais e para a responsabilidade de quem os tem, por forma a combater o abandono e baixar o número de cães e gatos que acabam por ser levados para o canil. O município tem também lançado medidas como a oferta da esterilização a quem recolher um dos animais.

pub

pub