Sub-categorias

Notícia

Aeroporto fecha três horas na noite de S. João

Autoridade Nacional de Aviação Civil considera que balões de São João podem prejudicar o tráfego aéreo.
Por Aureliana Gomes|17.06.17
  • partilhe
  • 5
  • +
Aeroporto fecha três horas na noite de S. João
Decisão relacionada com perigo que os balões de S. João podem representar para aviões que se aproximam do aeroporto Foto Amanda Queiros
O tradicional lançamento de balões de ar quente na noite de S. João, no Porto, levou a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) a encerrar a operação no aeroporto Francisco Sá Carneiro, durante três horas: das 21h45 do dia 23 à 01h00 de 24. A ANAC justifica a decisão com questões de segurança e para prevenir eventuais acidentes com aeronaves na noite maior do Porto. Deverão ser afetados 24 voos: 6 partidas e 18 chegadas.

Quem não gostou da forma como a medida foi tomada foram as companhias aéreas. Em comunicado, a Associação das Companhias Aéreas em Portugal - RENA - critica a "falta de planeamento da ANAC", que, segundo a mesma, tomou a decisão numa reunião a 12 de junho. "Decidir a meros 12 dias do evento não faz sentido, quando na ata da reunião diz que os factos que levaram a esta decisão são conhecidos desde 2015 e 2016", diz a RENA.

A associação realça que a "segurança da operação aeroportuária é prioritária", no entanto critica o facto de as companhias e os seus representantes não serem convocados para este tipo de reuniões que implicam alterações de voos. "Esta decisão mostra um completo desrespeito pela operação das companhias aéreas e pelos passageiros das mesmas", diz a associação, que terá de rever a sua operação para esse período.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub