Sub-categorias

Notícia

Bombeiros criam grupo de resgate em tsunamis

Grupo de Salvamentos Especiais vai ter 24 elementos preparados para situações extremas.
Por Rui Pando Gomes|18.04.17
Bombeiros criam grupo de resgate em tsunamis
Primeira equipa já está a participar no curso de busca e salvamento em cheias que se está a realizar em Valongo Foto Direitos Reservados
O elevado risco sísmico e a possibilidade de ocorrer um fenómeno extremo da natureza na região levaram os Bombeiros Voluntários de Portimão a criar um Grupo de Salvamentos Especiais (GSE). A equipa, ao que o CM apurou, terá 24 operacionais e irá atuar em casos de ocorrências extremas, como sismos, tsunamis ou outras catástrofes naturais.

A equipa especializada irá receber "instrução diferenciada para atuar em situações de exceção", confirmou ao CM o comandante dos Bombeiros de Portimão, Richard Marques. O objetivo da corporação, em articulação com o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, é desenvolver uma estratégia preventiva para situações de catástrofe, como fenómenos meteorológicos extremos ou tsunamis, tendo em consideração o elevado risco sísmico da região e a possibilidade de inundações urbanas.

A constituição do GSE arrancou com um Curso de Busca e Salvamento em Cheias Urbanas, que foi realizado em Valongo, há cerca de duas semanas, e que foi frequentado por um primeiro grupo de 14 bombeiros da corporação. O segundo grupo irá fazer a mesma formação no próximo mês. Os elementos desta unidade vão ainda receber formação em salvamento em grande ângulo, busca e resgate em estruturas colapsadas e ocorrências com multivítimas.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub