Sub-categorias

Notícia

Espanhóis arrasam política portuguesa de combate ao fogo

Editorial do El Mundo diz que país "não está preparado" para fazer frente a incêndios como em Pedrógão Grande.

"Não é aceitável que em pleno século XXI, num país da União Europeia um incêndio florestal cause um número de vítimas tão elevado". A acusação está impressa no editorial desta segunda-feira do El Mundo, um dos mais influentes jornais de Espanha.  

O diário lembra que a Polícia Judiciária apontou fenómenos climatéricos para a origem do incêndio, mas refere igualmente que as autoridades nacionais "mobilizaram mais de 700 efetivos" o que demonstrou ser "insuficiente para controlar, delimitar um perímetro e, finalmente, extinguir um incêndio de proporções devastadoras". 

O editorialista do El Mundo – cujo site é também o mais visto em língua espanhola – denuncia a "alarmante falta de recursos do Estado luso para fazer frente aos incêndios florestais" e lembra a crise que afeta Portugal.

Imagens de restos de vidas em Pedrógão


A situação económica não explica, segundo o jornal, que tenhamos chegado até ao fogo de Pedrógão Grande e lembra os antecedentes de anos anteriores. "O que mostra este terrível episódio", conclui o periódico, "é que, no dia de hoje, Portugal não está preparado para fazer frente ao fogo".

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

Portugal

“Só via bolas de fogo  por todo o lado”

“Só via bolas de fogo por todo o lado”

Celestina Costa, vendedora de peixe, foi apanhada pelas chamas na EN236 e abrigou-se na carrinha refrigerada. Depois ajudou outras pessoas que foram cercadas pelo fogo.

Portugal

PJ cerca bando dos mails

PJ cerca bando dos mails

Todos os envolvidos nas trocas de mails divulgados pelo FC Porto estão na mira da investigação da PJ e do DIAP: do lado do Benfica, da arbitragem e da Liga de Clubes.

pub