Sub-categorias

Notícia

Esposende quer casa de Manuel de Boaventura

Município quer transformar moradia de Palmeira de Faro em museu dedicado ao escritor.
Por Fátima Vilaça|20.04.17
  • partilhe
  • 1
  • +
Esposende quer casa de Manuel de Boaventura
Casa de Manuel de Boaventura, situada em Palmeira de Faro, pode vir a ser transformada num museu literário Foto Direitos Reservados
Evitar que a casa se degrade e aproveitar o máximo possível do que foi o dia a dia do escritor e jornalista Manuel de Boaventura é o objetivo da Câmara Municipal de Esposende, que quer comprar a moradia para a transformar num museu. A ideia é ainda recente, mas a autarquia está a estudar a possibilidade e já terá até feito alguns contactos com os herdeiros do conhecido escritor que dá nome à Biblioteca Municipal.

"É obrigação de qualquer município dar valor à cultura", disse o presidente da câmara no lançamento de um novo livro e de um documentário sobre o Castro de S. Lourenço. Benjamim Pereira destacou o forte investimento que a câmara municipal tem vindo a realizar e anunciou a intenção de adquirir a casa do escritor e jornalista nascido em Vila Chã, no concelho de Esposende, em 1885. A moradia, completamente coberta por vegetação, faz parte de uma quinta, na freguesia de Palmeira de Faro. No entanto, a intenção da autarquia será apenas comprar a moradia.

O autarca anunciou ainda a criação de um prémio literário com o nome do escritor esposendense e a reedição da obra ‘Solar dos Vermelhos’, na qual o escritor descreve com pormenor os prazeres e as maravilhas das mesas do Minho. Aliás, os prazeres gastronómicos são transversais a toda a obra de Manuel de Boaventura, que morreu com quase 90 anos, num violento acidente de viação. A autarquia tem procurado manter viva a memória do também professor primário, que complementava a sua vida com a escrita. Durante o seu longo percurso, dedicou-se ainda ao jornalismo.


Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub