Sub-categorias

Notícia

Forçadas a prova de amamentação

Enfermeiras são obrigadas a espremer seios como prova.
Por Bernardo Esteves|20.04.15
  • partilhe
  • 8
  • +
Forçadas a prova de amamentação
A partir dos 12 meses do bebé, mães são obrigadas a apresentar uma declaração médica Foto Ilya Naymushin/Reuters
"Em alguns hospitais do Norte, em concreto no S. João, no Porto, no âmbito da medicina de trabalho, estão a obrigar enfermeiras a fazer aspersão das mamas para provar que amamentam", disse ao CM Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que recebeu denúncias e informou, a 30 de março, a Assembleia da República e, a 14 de abril, o Ministério da Saúde.

A partir dos 12 meses do bebé, a mãe tem de apresentar mensalmente uma declaração médica a atestar que amamenta para ter redução de duas horas diárias no horário de trabalho. "São os médicos da medicina do trabalho que estão a pôr em causa os colegas. Só se compreende que o façam coagidos pelas administrações", acrescenta.

O Hospital de São João admitiu ao ‘Público’ que em 2014 introduziu um procedimento para verificar casos em que a amamentação passava os dois anos. Desde então, garantiu, as dispensas foram reduzidas a metade. PCP e BE vão exigir explicações ao Governo. O ministro da Saúde garantiu que não foi dada qualquer orientação nesse domínio.


pub

pub