Sub-categorias

Notícia

‘Hospital’ para animais marinhos abre em Ílhavo

Maior centro de reabilitação da Europa para estas espécies custou cerca de 5 milhões.
Por Aureliana Gomes|16.06.17
‘Hospital’ para animais marinhos abre em Ílhavo
Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância da nova infraestrutura para as causas da ecologia e do mar Foto José Coelho / Lusa
O objetivo desta unidade única é criar mais impacto na economia, nas dinâmicas regionais e na vida das pessoas". Manuel António Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, acredita que, com o Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos (ECOMARE), inaugurado ontem na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, a economia azul vai ganhar uma nova dinâmica.

O ECOMARE, que funciona no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré, custou cerca de cinco milhões de euros e é considerado o maior centro de reabilitação de animais marinhos da Europa. Constituído por duas unidades básicas (o Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha e a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos), era uma pretensão de décadas. "Este era um sonho antigo da universidade que se torna agora realidade", afirmou o reitor.

A luta contínua pela construção foi também referida pelo presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro, Ribau Esteves. "Foi intensa, mas valeu a pena", referiu.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub