O objetivo desta unidade única é criar mais impacto na economia, nas dinâmicas regionais e na vida das pessoas". Manuel António Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, acredita que, com o Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos (ECOMARE), inaugurado ontem na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, a economia azul vai ganhar uma nova dinâmica.
O ECOMARE, que funciona no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré, custou cerca de cinco milhões de euros e é considerado o maior centro de reabilitação de animais marinhos da Europa. Constituído por duas unidades básicas (o Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha e a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos), era uma pretensão de décadas. "Este era um sonho antigo da universidade que se torna agora realidade", afirmou o reitor.
A luta contínua pela construção foi também referida pelo presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro, Ribau Esteves. "Foi intensa, mas valeu a pena", referiu.
A inauguração foi liderada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, depois de uma visita ao espaço, destacou a importância da infraestrutura. "Assistimos ao triunfo das causas da ecologia e do mar, que não eram evidência há algumas décadas", referiu.
Presente esteve também a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que reforçou a importância do ECOMARE para a região e para o País. "Este laboratório com dois centros vai passar a ser uma referência a nível internacional", disse durante a inauguração, ontem de manhã.
O que achou desta notícia?
-
11.1%Muito insatisfeito
-
88.9%Muito satisfeito
Obrigado pelo seu contributo.
-
11.1%Muito insatisfeito
-
88.9%Muito satisfeito