Algumas localidades estiveram, este domingo, ameaçadas pelas chamas, uma casa de campo ficou destruída e pessoas da zona de Contenças de Cima tiveram de ser retiradas na sequência dos incêndios em Mangualde, informou o presidente do município.
De acordo com o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, as localidades de Santiago de Cassurrães, Póvoa de Cervães, Abrunhosa-a-Velha, Póvoa de Cervães, Cunha Baixa e Abrunhosa do Mato foram as mais ameaçadas pelo fogo, sendo que foram, durante a tarde, retiradas "algumas pessoas" de uma zona da aldeia de Contenças de Cima.
"Já ardeu uma casa de segunda habitação, entre Póvoa de Cervães e Abrunhosa-a-Velha", disse João Azevedo, referindo ainda que se registam danos "em zonas e equipamento agrícola".
Perto das 23h00, e apesar de se manterem três frentes ativas, as chamas em Mangualde já não colocavam nenhuma povoação em risco e o fogo lavra em zona de mato.
"Estamos ainda em fase de combate e também de prevenção de novas situações. Ainda não está controlado", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, referindo que, de momento, vive-se uma situação "menos aflitiva".
Segundo João Azevedo, o perigo de o incêndio se aproximar de localidades é menor.
No entanto, "tudo pode mudar, se houver mudanças mais fortes em relação ao vento", notou o autarca, sublinhando que o terreno onde as chamas lavram é "acessível" para o combate.
"Estão muitos meios no terreno. Estamos a tentar resolver de uma forma eficaz toda esta tragédia", frisou o autarca.
Segundo a página na internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), os três incêndios que deflagraram hoje à tarde no concelho de Mangualde, mobilizavam, às 23h00, 393 operacionais, apoiados por 116 viaturas.
De acordo com a ANPC, os três incêndios começaram num intervalo de tempo curto - de 17 minutos -, entre as 15h52 e as 16h09, nas freguesias de Abrunhosa-a-Velha, Cunha Baixa e Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.
O que achou desta notícia?
-
70.5%Muito insatisfeito
-
2.3%
-
4.5%
-
15.9%
-
6.8%Muito satisfeito
Obrigado pelo seu contributo.
-
70.5%Muito insatisfeito
-
2.3%
-
4.5%
-
15.9%
-
6.8%Muito satisfeito