Sub-categorias

Notícia

Maior presépio regional tem mais de 5 mil figuras

Foram gastas toneladas de areia e cortiça para uma área de 220 metros quadrados.
Por Tiago Griff|04.12.17
  • partilhe
  • 0
  • +
Maior presépio regional tem mais de 5 mil figuras
Presépio pode ser visitado diariamente, até dia 7 de janeiro, no Centro Cultural António Aleixo, em V. R. Santo António Foto Nuno Alfarrobinha
Mais de cinco mil figuras compõem o presépio gigante de Vila Real de Santo António - que se assume como o maior no Algarve e um dos maiores do País. É um número recorde este ano, para uma construção que conta ainda com toneladas de areia e cortiça, entre outros materiais. Vai estar aberto todos os dias até ao início de janeiro e parte do dinheiro angariado com as entradas reverte a favor de uma instituição de solidariedade social.
Maior presépio regional tem mais de 5 mil figuras

O presépio está patente no Centro Cultural António Aleixo, até 7 de janeiro e já faz parte das tradições de Natal de Vila Real de Santo António, há 15 anos. A construção gigante estende-se por uma área de 220 metros quadrados e foi feita com mais de 20 toneladas areia, quatro toneladas de pó de pedra, mais de 2500 quilos de cortiça e 160 metros de musgo.

"Trabalhámos neste projeto durante 40 dias e tivemos muita atenção aos pormenores. É um trabalho feito com muita paixão", explicou Augusto Rosa que, juntamente com a mulher, Teresa Marques - ambos funcionários da autarquia -, foi um dos principais responsáveis por detrás desta construção.

A atenção ao detalhe é precisamente uma das características que diferencia este de outros presépios, especialmente na história do nascimento de Jesus Cristo, com as figuras de Maria e José a serem colocadas em locais diferentes diariamente até chegarem a Belém no dia 24. "Nunca vi um presépio deste tamanho nem com tantos pormenores", referiu Maria Clara, de 65 anos, uma das visitantes.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub