Sub-categorias

Notícia

Medalha por coragem distingue salva-vidas

Seis turistas salvos após terem sido lançados pelas ondas para dentro de gruta.
Por Ana Palma|17.10.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Medalha por coragem distingue salva-vidas
Tripulação respondeu a 33 situações, tendo salvo 49 pessoas e assistido 22, durante o verão Foto Direitos Reservados
Os seis turistas holandeses - um homem, duas mulheres e três adolescentes - alugaram uma embarcação e foram visitar a gruta de Benagil, Lagoa. Apanhados pela forte ondulação de sueste, foram atirados para a gruta e tiveram de ser salvos pelo salva-vidas de Ferragudo. A tripulação acaba de receber a Medalha de Coragem, Abnegação e Humanidade (prata) do Instituto de Socorros a Náufragos pelo resgate, efetuado a 7 de agosto.

"Foi uma operação arriscada devido à ondulação de dois a três metros. A embarcação tinha sido lançada para a gruta e encalhou num pequeno areal", recordou ao CM o sota-patrão do salva-vidas, Pedro Cardoso. Com a maré a subir, foi necessário atuar rapidamente: "Retirámos primeiro os jovens e depois, com o apoio de uma moto de salvamento marítimo, os adultos", explicou.

"A medalha foi proposta e justamente atribuída não só devido ao salvamento na gruta mas também pela dedicação e disponibilidade que esta tripulação demonstrou ao longo dos anos e em particular na última época balnear, em que as condições meteorológicas adversas se fizeram sentir por longos períodos", revelou o comandante Santos Pereira, da Capitania do Porto de Portimão.


Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub