Sub-categorias

Notícia

Ministra impõe nome negado pelo Exército

Coronel Joaquim Leitão vai liderar Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Por Sérgio A. Vitorino|18.10.16
  • partilhe
  • 6
  • +
Ministra impõe nome negado pelo Exército
Joaquim Leitão foi nomeado comandante dos Sapadores de Lisboa quando António Costa era presidente da câmara Foto Vítor Mota
A ministra da Administração Interna vai dar posse esta semana ao coronel Joaquim Leitão como novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Constança Urbano de Sousa não acolhe um parecer negativo do Exército, a que o CM teve acesso, que aconselha um general.

O nome foi oficializado esta segunda-feira numa reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil. Joaquim Leitão foi investigado (mas não acusado) num inquérito-crime por irregularidades na compra de viaturas para os Sapadores de Lisboa, onde foi comandante entre 2008 e 2013 nomeado pelo agora primeiro-ministro António Costa.

Segundo o parecer do Exército, o nome "não é merecedor de qualquer juízo desfavorável". Em causa está o posto de Joaquim Leitão: coronel. Entende o ramo das Forças Armadas que, para presidente da ANPC, seria "aconselhável que o titular do cargo em causa fosse um oficial general".

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De ComePito18.10.16
    Menos um general para ocupar... <br/>e mais um ex-servidor do Costa a ser privilegiado... <br/>e mais um que se safou de um processo crime ... <br/>Critério de nomeação para o PS é haver dúvidas sobre a idoneidade dos mesmos.
2 Comentários
  • De antonio.canivete2014818.10.16
    Mais uma aberração neste país que pede de noite para comer de dia e depois tem Generais aos montes com vencimentos que até dói, metade dos 3700 não chegava. " São estas e outras que nos fazem nunca sair do buraco em que nos enfiaram "
    Responder
     
     0
    !
  • De ComePito18.10.16
    Menos um general para ocupar...
    e mais um ex-servidor do Costa a ser privilegiado...
    e mais um que se safou de um processo crime ...
    Critério de nomeação para o PS é haver dúvidas sobre a idoneidade dos mesmos.
    Responder
     
     0
    !

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub