Sub-categorias

Notícia

Ministro Rui Machete diz que exportações vão crescer este ano

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "antevê-se que as exportações representem 73 mil milhões de euros".
22.01.15
  • partilhe
  • 0
  • +
Ministro Rui Machete diz que exportações vão crescer este ano
Rui Machete Foto José Sena Goulão/Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou esta quinta-feira que as exportações portuguesas devem crescer este ano, estimando-se em 73 mil milhões de euros, mais 3,3 mil milhões de euros que em 2014.

"Para este ano de 2015, antevê-se que as exportações representem 73 mil milhões de euros, um volume adicional de 3,3 mil milhões de euros face a 2014. Em quatro anos conseguimos que o ajustamento externo fosse realizado através do crescimento das exportações, o que é notável", destacou o governante. Rui Machete intervinha no encerramento do primeiro Encontro Empresarial da Diáspora Portuguesa, que esta quinta-feira decorreu na sede da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Na sua intervenção, o chefe da diplomacia portuguesa destacou que o país "retomou a rota do crescimento" e tem, para este ano, um objetivo de 2,7% para o défice, que permitirá reduzir a carga fiscal para os cidadãos e baixar o IRC para as empresas. Para a recuperação, sublinhou, "foi fundamental o contributo das exportações": a internacionalização da economia é "um caso de sucesso, num período tão curto de ajustamento", disse.

"Em 2010 o peso das exportações no PIB era de cerca de 24%, valor que ultrapassou os 40% já em 2013 e cuja evolução se manteve positiva no ano que agora terminou, representando uma das maiores taxas de crescimento na zona euro", destacou.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub