NOVOS 'HÉLIS' JÁ VOAM

O ministro da Defesa, Paulo Portas, vai fechar até ao final deste mês o 'dossier' de contrapartidas, no valor de 396,1 milhões de euros, previstas no contrato de aquisição dos doze helicópteros EH 101 ao consórcio italo-britânico Agusta/Westland. Segundo apurou o CM, para esse efeito deslocar-se-á a Portugal uma delegação do consórcio.
25.01.04
  • partilhe
  • 0
  • +
NOVOS 'HÉLIS' JÁ VOAM
O ministro da Defesa, Paulo Portas, vai fechar este mês o dossier de contrapartidas Foto João Relvas
Segundo fonte do Ministério da Defesa, o primeiro helicóptero EH 101 está pronto e já efectuou o primeiro teste de voo. Aliás, o 'héli' já tem na cauda a Bandeira Portuguesa e no corpo do aparelho um dos símbolos de Portugal: a Cruz de Cristo. Este voo teste, ao qual assistiu Paulo Portas, ocorreu em Cascina Costa (Milão) na fábrica da Agusta.
O primeiro dos doze aparelhos, que vão substituir os Puma (actualmente estão dez a operar) comprados por Portugal na década de 70 aos franceses, chega a Portugal no próximo mês de Setembro. O primeiro aparelho entrou em linha de montagem em Janeiro do ano passado e o fabrico demorou cerca de nove meses.
CONTRAPARTIDAS
Durante a visita à fábrica da Agusta, Paulo Portas reuniu-se com a administração do consórcio e, segundo a mesma fonte, "conseguiu o compromisso da administração em fornecer 396,1 milhões de euros em contrapartidas no âmbito do processo. O programa de contrapartidas será desenvolvido nos próximos seis anos e incluirá um conjunto de programas maioritariamente desenvolvido nas áreas das novas tecnologias e no sector aeronáutico.
Só as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) vão receber 66 milhões de euros em contrapartidas, traduzidos em projectos que permitirão atingir três metas: transferência de tecnologia, fabricação de componentes para o mercado aeronáutico; e contratos de manutenção e reparação.
Para as novas áreas de tecnologia de informação, Portas, garantiu a mesma fonte, "conseguiu que o consórcio se comprometesse a fornecer contratos na ordem dos 60 milhões de euros". Será criado, para este efeito, um 'ACE Tecno' ou seja um consórcio de empresas portuguesas de tecnologia de informação.
JORGA SAMPAIO EM MONTE REAL
O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Jorge Sampaio, desloca-se, segunda-feira à tarde, à Base Aérea nº 5 em Monte Real.
O Presidente da República será acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional, Paulo Portas; Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante Mendes Cabeçadas; Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Taveira Martins; e ainda pelo secretário de Estado da Defesa e dos Antigos Combatentes, Henrique de Freitas.
O Presidente visitará, pelas 16h30, a esquadrilha de manutenção de material eléctrico e electrónico; o hangar de manutenção e visita a F-16; a esquadrilha de manutenção/estrutura de transformação de motores; a placa de manutenção de esquadra 201; e ainda o 'Quick-Reaction Alert (QRA)' e a esquadra 201.
A última vez que Sampaio visitou uma unidade militar foi em Novembro passado, tendo então assistido a um exercício militar do 3.º Batalhão de Infantaria Pára-quedista da Brigada Aerotransportada Independente sediado em Beja.
PARA QUE SERVEM OS 'HÉLIS'?
SALVAMENTO
Dez dos doze helis são destinados à busca e salvamento. Os restantes dois, financiados a 50 por cento pela UE, são para fiscalizar da nossa Zona Económica Exclusiva (ZEE) em complemento dos Aviocar.
EQUIPAMENTO
Estão equipados para combate, têm provisões para armamento e um ‘package’ de auto-protecção electrónica para afugentar mísseis; estão preparados para operar a partir do futuro Navio Logístico. Polivalente.
CUSTOS
O programa de aquisição dos EH 101, prevista na Lei de Programação Militar (LPM) está orçado em 445,952 milhões de euros, sendo a aquisição feita em sistema de ‘leasing’ e terá início do primeiro sexénio.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!