Sub-categorias

Notícia

Patriarca apresenta carta de resignação

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, divulgou esta manhã que será entregue esta sexta-feira na Nunciatura Apostólica, a carta de resignação ao cargo, por completar 75 anos no próximo dia 26.
18.02.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Patriarca apresenta carta de resignação
"Ontem (quinta-feira) mesmo escrevi a carta ao Papa e fico à espera da sua decisão", afirmou D. José Policarpo Foto Sérgio Lemos

O patriarca acrescentou ter já escrito a carta de resignação ao cargo, que o direito canónico exige aos bispos que cumprem 75 anos de idade, colocando a decisão sobre o seu futuro nas mãos do papa Bento XVI.

"Ontem (quinta-feira) mesmo escrevi a carta ao Papa e fico à espera da sua decisão", afirmou D. José Policarpo.

"O Santo Padre tem liberdade completa para aceitar imediatamente, ou de prolongar por mais um ano. A não ser que haja motivos imediatos, quando as pessoas estão bem, que graças a Deus é o meu caso, o Santo Padre tem liberdade completa", acrescentou o patriarca.

Na decisão sobre quem será o futuro cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo referiu: "Não é quem sai que tem influência na escolha do sucessor. Gostaria de ter uma influência mínima." 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

Economia

Vice de Angola protege procurador no BCP

Vice de Angola protege procurador no BCP

Acusação do Ministério Público revela que Orlando Figueira só continuou a exercer funções no banco porque a contratação tinha sido feita a pedido do vice-presidente de Angola.

pub