Polícia em força perto de escolas

Fiscalizar estabelecimentos comerciais, controlar o trânsito e prevenir furtos, roubos e tráfico de droga junto às escolas, em todo o País. Estão traçados os objectivos da PSP para a ‘Operação Escola Segura 2005-2006’, que recomeça hoje e se prolonga até dia 14 de Outubro.
26.09.05
  • partilhe
  • 0
  • +
Polícia em força perto de escolas
PS vai empenhar 1900 agentes na operação Foto Pedro Catarino
Durante cerca de um mês, as equipas da ‘Escola Segura’ da PSP serão reforçadas por elementos de outras áreas. Cinco mil polícias para 1900 escolas do País são as contas feitas pelo Comissário Luís Elias, chefe da Divisão de Prevenção da Criminalidade.
Segundo o responsável, a operação, que começou há uma semana, vai ter especial atenção aos estabelecimentos comerciais. “Fiscalizar se é vendido tabaco e álcool a menores de 16 anos e se frequentam os salões de jogos”, disse.
Paralelamente, vão ser feitas várias operações de trânsito para detectar infracções como excessos de velocidade, falta de cinto de segurança e utilização do sistema de retenção de crianças.
Mais. Serão ainda efectuadas várias acções de sensibilização destinadas aos alunos. “Não usar ostensivamente o telemóvel, que é um objecto de cobiça, e não passar em locais onde existam casas devolutas”, são alguns dos conselhos da polícia.
CRIME COM TENDÊNCIA A DIMINUIR
Segundo uma estatística elaborada pela Direcção Nacional da PSP, relativamente ao passado ano lectivo, a criminalidade desceu 11,1 por cento. Números que se prendem com a actuação das equipas da ‘Escola Segura’ da PSP.
De acordo com o estudo estatístico, “noventa por cento das apreensões de droga referem-se a haxixe”, disse fonte policial ao Correio da Manhã. Foram apreendidas, nas áreas escolares, 1500 doses de haxixe e 50 de heroína. As equipas da ‘Escola Segura’ detiveram 43 suspeitos de crimes como tráfico de droga, furtos e roubos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!