Sub-categorias

Notícia

Queda de azulejos deixa em risco fiéis no Alvito

Património do século XVII começou a ruir há cerca de um ano no interior da igreja.
Por Alexandre M. Silva|18.04.17
Queda de azulejos deixa em risco fiéis no Alvito
Painéis de azulejos do século XVII estão a cair colocando em perigo os fiéis e os turistas que visitam a Igreja Matriz Foto Hugo Rainho
O risco de queda dos painéis de azulejos do século XVII na Igreja Matriz, em Alvito, está a deixar inseguros os fiéis desta vila alentejana como também os turistas que diariamente visitam este monumento nacional.

No último ano, os sinais de degradação têm vindo a acentuar-se, sobretudo no corpo central da igreja, na capela-mor e sacristia. "Esta igreja é forrada a azulejos e muitos começaram a descolar. A qualquer momento pode cair um painel e alguém fica lá de baixo", referiu um popular, que habitualmente marca presença nas missas de domingo.

A situação está também a preocupar os autarcas e as entidades regionais. Em dezembro, o ministro da Cultura, Luís Mendes, acompanhado pelo secretário de estado da Cultura, Miguel Honrado, visitaram o monumento e registaram as preocupações dos governantes locais, da diocese de Beja e populares. Mas passados quatros meses, a situação mantém-se inalterada.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub