Uma delicada operação da Marinha realizada a pouco mais de 100 quilómetros das ilhas Selvagens, na Madeira, permitiu salvar ontem 15 tripulantes de um pesqueiro, que estava a começar a afundar.
O alerta foi dado de madrugada. A tripulação do pesqueiro ‘Maria Leontina’, entre os 20 e os 69 anos, navegava a 111 quilómetros a noroeste das Selvagens, quando emitiu um SOS que foi recebido no Centro de Busca e Salvamento de Madrid, em Espanha.
Os espanhóis reenviaram o alerta para a Marinha portuguesa, que mobilizou, de imediato, o navio hidrográfico ‘Gago Coutinho’, que navegava a pouca distância do pesqueiro ‘Maria Leontina’.
A chegada da embarcação da Marinha foi rápida, resgatando 10 tripulantes do navio de pesca do Funchal. Os outros cinco entraram no pesqueiro ‘Mestre Sacadura’, que se encontrava nas imediações e que participou no salvamento.
Os tripulantes do pesqueiro receberam depois, de um helicóptero espanhol, uma bomba de esgoto que permitiu escoar a água que entrou no ‘Maria Leontina’. Recuperaram a navegabilidade e viajaram para o Caniçal, Madeira.
PORMENORES Águas espanholasNo momento em que começou a meter água, o pesqueiro ‘Maria Leontina’ navegava em águas espanholas, o que fez com que o SOS fosse recebido em Madrid.
Sãos e salvos Apesar do susto e do abalo psicológico que sofreram com a perspetiva de um naufrágio, os 15 pescadores não sofreram ferimentos.
Registado nos Açores O ‘Maria Leontina’ está registado na Horta, Açores, mas trabalha no sul da Madeira. Tinha partido do Funchal na 4ª feira.
O que achou desta notícia?
- Muito insatisfeito
-
100%Muito satisfeito
Obrigado pelo seu contributo.
- Muito insatisfeito
-
100%Muito satisfeito