Sub-categorias

Notícia

Romenos evitam fecho de escola (COM VÍDEO)

O presidente da Junta de Freguesia de Oriola (Portel), Hermenegildo Valverde, salvou o encerramento da escola primária local ao contratar para a sua empresa uma família romena com nove filhos. Sete das crianças romenas vão integrar o estabelecimento de ensino no próximo ano lectivo: cinco no ensino básico e dois no jardim-de-infância.

30.07.12
  • partilhe
  • 1
  • +
Romenos evitam fecho de escola (COM VÍDEO)
Hermenegildo Valverde com as sete crianças do jardim-de-infância, duas das quais romenas Foto Hugo Rainho

"Com a falta de trabalho que existe na região, os jovens são obrigados a abandonar a localidade. Resolvi contratar esta família para aumentar o número de crianças na aldeia e para que, num futuro próximo, a escola não feche por falta de crianças", frisou o autarca.

Hermenegildo Valverde frisou ainda que o chefe da família romena foi contratado para a sua queijaria, para um lugar de pastor. "A mulher fica em casa com os filhos", disse, acrescentando ainda que a família, residente há dois anos em Portugal, "foi muito bem recebida" em Oriola, tendo ficado alojada numa casa "no centro da aldeia".

A partir de Setembro a esco-la básica ficará com um total de 16 alunos. Já o jardim-de-infância vai ter 11 crianças. "Sem escola, a aldeia morre. Para a seguran-ça das crianças é muito importante a proximidade das famílias", referiu Maria Faísco, educadora na escola há três anos. O Ministério da Educação e Ciência já anunciou o fecho de 239 escolas primárias no próximo ano lectivo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
7 Comentários
  • De afmin31.07.12
    Sr. Presidente mais uma vez está muito bem, não se esqueça é de mencionar tambem aqui no cm, as ruas cheias de buracos por arranjar, as luzes por colocar em algumas ruas/estradas sem iluminação!!
    Responder
     
     7
    !
  • De Marco 30.07.12
    Estão onde esses portugueses??? É que tem-me parecido que os portugueses têm feito exactamente o oposto...
    Responder
     
     3
    !
  • De adinis30.07.12
    e os portugueses que se queiram submeter a estas condições e viverem como pastores ou outras ocupações não menos dignas em aldeias pá ?????????????????'
    Responder
     
     3
    !
  • De Aristides30.07.12
    Este governo fecha tudo. Devia era igualmente fechar a Assembleia da Republica, para sempre!
    Responder
     
     7
    !
  • De Oriola30.07.12
    Os portugueses pah!? Se os portugueses quiserem TRABALHAR, podem sair das cidades, dos grandes centros, PROCURAR TRABALHO nas Aldeias, sujeitos às condições de outros ñ menos Portugueses...Qto a ir pra Roménia ñ sei...
    Responder
     
     10
    !

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub