Sub-categorias

Notícia

'Vasco da Gama' vai combater a pirataria na Somália

A fragata 'Vasco da Gama' ao serviço da Marinha Portuguesa parte terça-feira de Lisboa para, a partir do dia 14 de Abril, comandar a força naval da União Europeia de combate à pirataria ao largo da Somália
25.03.11
  • partilhe
  • 0
  • +
'Vasco da Gama' vai combater a pirataria na Somália
Fragata 'Vasco da Gama' vai combater a pirataria na Somália Foto Sérgio Lemos

A fragata portuguesa irá partir da Base Naval de Lisboa (BNL) e permanecerá quatro meses na liderança da Operação Atalanta - European Union Naval Force Somalia -, a primeira operação naval da União Europeia, conduzida sob a égide das Nações Unidas.

A operação, assumida pela primeira vez pela Marinha Portuguesa, irá assegurar a protecção dos navios que transportam ajuda alimentar aos somalis no âmbito do Programa Alimentar Mundial e o apoio logístico à AMISOM - African Union Mission in Somalia.

Um outro objectivo da missão será contribuir para o esforço militar na prevenção da pirataria e o assalto à mão armada no mar, bem como contribuir para a monitorização da actividade piscatória ao largo da costa da Somália.

A cerimónia de entrega do comando da força à fragata portuguesa terá lugar no Porto Comercial do Djibouti a 14 de Abril. O comando será exercido pelo Capitão-de-mar-e-guerra Alberto Manuel Silvestre Correia, graduado, para o efeito, no posto de Comodoro.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub