Sub-categorias

Notícia

Velocidade contra cais errado faz 37 vítimas

‘Antero de Quental’ seguia a 24,4 km/h a apenas 72 metros do Terreiro do Paço.
Por Sérgio A. Vitorino|17.07.17
A 72 metros do cais do Terreiro do Paço, e quando devia seguir a bem menos de 10 nós, o catamarã ‘Antero de Quental’ ia a 13,2 nós (24,4 km/h). Naquela manhã de 25 de janeiro estava nevoeiro cerrado e o mestre Rui Lopes desorientou-se. Em vez de se fazer ao pontão habitual, foi de frente para a doca da Marinha. Só deu pelo erro a 10 metros de bater.

A colisão violenta provocou 37 feridos entre os 561 passageiros e danos graves na embarcação.
De acordo com o relatório ao acidente, do Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos, a que o CM teve acesso, a generalidade da viagem entre o terminal de passageiros do Barreiro, de onde saiu às 08h09, e o Terreiro do Paço, onde acabou por colidir às 08h27, foi realizada acima da velocidade aconselhada.

Acidente com barco no Terreiro do Paço faz 34 feridos
A Soflusa diz que a velocidade máxima com visibilidade reduzida no Tejo é de 14 nós (26 km/h). Ora, com nevoeiro cerrado, a velocidade média foi de 16,8 nós, com picos superiores a 20 nós (37 km/h). Os mesmos procedimentos de segurança dizem que à distância de mil metros do cais a velocidade máxima é de 10 nós. A cerca de 200 metros o catamarã seguia a 16,7 nós (31 km/h).

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De zeca6917.07.17
    os passageiros também têm culpa porque ainda o barcou não atracou e já estão de pé junto à porta pra sairem, quase que saltam prá plataforma antes de lá chegarem!
1 Comentário
  • De zeca6917.07.17
    os passageiros também têm culpa porque ainda o barcou não atracou e já estão de pé junto à porta pra sairem, quase que saltam prá plataforma antes de lá chegarem!
    Responder
     
     1
    !

Mais notícias

Mais notícias de Portugal

pub