208 cursos em risco por falta de alunos

Cerca de 20% dos 1048 cursos têm menos de 10 alunos.
Por Bernardo Esteves|06.09.15
  • partilhe
  • 0
  • +
208 cursos em risco por falta de alunos
Este domingo foram divulgadas as colocações no ensino superior Foto Ricardo Almeida
Há cursos superiores que deviam ser extintos?
Este ano, há 208 cursos do ensino superior público (cerca de 20 por cento do total de 1048) que colocaram na primeira fase do concurso nacional de acesso menos de 10 alunos. Este é o número mínimo de estudantes para um curso poder começar a funcionar, sendo ainda necessário um mínimo de 40 alunos matriculados ao longo dos três anos que dura uma licenciatura para garantir financiamento estatal.

Segundo os dados da Direção-Geral do Ensino Superior, há ainda 48 cursos em que não entrou um único aluno na primeira fase do concurso, dos quais 44 são lecionados em politécnicos. E são 126 as ofertas formativas que colocaram menos de cinco novos estudantes.

A grande maioria destes cursos com poucos ou nenhuns colocados funcionam em institutos politécnicos. Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), desdramatiza o problema. "Este aspeto não é decisivo, porque ainda temos a segunda e terceira fase do concurso nacional e os concursos especiais", disse, frisando que, por exemplo, no Politécnico que dirige (Portalegre), o "curso de Agronomia só tem um colocado, mas já está cheio: através dos concursos especiais há 30 candidatos".

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De  Anónimo 07.09.15
    Um dos grandes problemas do ensino superior é a quantidade/variedade de cursos, alguns não servem para nada a não ser tirar um canudo ainda que não venha a servir para nada.<br/>Para ajudar a este estado temos as declarações do PM e outros membros do (des)governo que os cursos superiores são uma mais valia para o estudante.<br/>Implemente-se cursos profissionais.
1 Comentário
  • De  Anónimo 07.09.15
    Um dos grandes problemas do ensino superior é a quantidade/variedade de cursos, alguns não servem para nada a não ser tirar um canudo ainda que não venha a servir para nada.
    Para ajudar a este estado temos as declarações do PM e outros membros do (des)governo que os cursos superiores são uma mais valia para o estudante.
    Implemente-se cursos profissionais.
    Responder
     
     0
    !