Sub-categorias

Notícia

Depressão afecta cada vez mais idosos

A depressão é uma doença que afecta cada vez mais idosos. Em Portugal, mais de um terço das mulheres com idade superior a 80 anos e cerca de um terço dos homens sofrem com esta doença.
14.08.11
  • partilhe
  • 0
  • 0
Depressão afecta cada vez mais idosos
Os lares são locais onde os idosos mais sofrem de depressão. Por isso, ocupar os tempos livres com várias actividades é uma das formas para evitar situações de depressão entre os mais velhos Foto Hugo Rainho

Os dados são confirmados pelo psiquiatra Horácio Firmino, responsável pela equipa da consulta de Gerontopsiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que sublinha o facto desta doença apresentar um maior risco de incapacidade e mortalidade associado a uma diminuição da qualidade de vida da pessoa e dos seus familiares.

No idoso, por exemplo, a depressão está associada a uma alta taxa de mortalidade, nomeadamente por suicídio, especialmente entre os homens.

"Estima-se que cerca de 75% dos idosos suicidas visitam um médico dos cuidados de saúde primários um mês antes de colocarem termo à vida", adianta Horácio Firmino.

Qual é o seu nível de satisfação ao ler esta notícia?
  • Muito insatisfeito
  • Muito satisfeito

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Subscrever newsletter

newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub