Docente alvo de suspeita

A Direcção Regional de Educação do Algarve (DREALG) está a investigar a direcção da Escola Básica e Secundária de Albufeira. Em causa a suspeita de utilização indevida de fundos da escola para fins particulares por parte da directora do estabelecimento de ensino.
26.05.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Docente alvo de suspeita
Direcção Regional de Educação está a investigar a escola de Albufeira Foto Rui Pando Gomes

'Confirmo que se encontra em curso um processo de inquérito, por mim instaurado, para apurar factos determinantes de responsabilidade disciplinar e seus respectivos agentes', confirmou ao CM Luís Correia, director regional de educação do Algarve. Este responsável recusou, no entanto, prestar mais informações, 'dada a natureza secreta em que o processo se encontra nesta data', explicou.

A investigação foi despoletada por dois docentes da escola que integravam a direcção, nos cargos de subdirectora e adjunto, que se demitiram das funções no final de 2009. Fizeram um relatório que, a 10 de Março, enviaram à DREALG e à Inspecção-Geral de Educação, acusando a directora de graves irregularidades (ver apoios).

Utilização do telemóvel de serviço da escola em jogos on-line, entre outros sites, e 'grave violação dos princípios e deveres gerais de ética' supostamente cometidos pela directora da escola são denunciados por aqueles dois docentes no relatório. Também a não realização de reuniões do Conselho Administrativo, durante parte de 2008 e todo o ano de 2009, é referida por aqueles professores.

O Ministério Público de Albufeira também recebeu esse relatório e, segundo o CM apurou, já abriu um inquérito para investigar o caso.

Contactada pelo CM, a directora da escola afirmou 'serem falsas as acusações' de que tem sido alvo por parte dos dois ex-colegas de direcção e preferiu optar por esperar pelo desfecho dos inquéritos.

VÁRIOS CASOS

SITES

A directora é suspeita de gastar cerca de 2500 euros da escola em jogos on-line e sites.

FOTOS

Também é acusada de, supostamente, não ter entregue à escola a comissão de uma sessão de fotografias a alunos.

LIVROS

Suspeita de ter ficado com livros dados como contrapartida após compra, a um familiar, para a biblioteca da escola.

AR CONDICIONADO

A compra de quatro sistemas de ar condicionado, no valor superior a 5000 euros, também está a ser investigada por não terem sido pedidos orçamentos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!