Sub-categorias

Notícia

Europeus alertam para tornado em Portugal

Investigadores europeus lançaram um alerta para Portugal, devido à possibilidade de ocorrência de tornados no território continental ao longo de quarta e quinta-feira. O Instituto de Meteorologia, confrontado pelo CM, diz que existem condições para a sua formação, mas as probabilidades são muito reduzidas.
24.10.12
Europeus alertam para tornado em Portugal
Mau tempo vai provocar forte ondulação Foto António Araujo

O alerta de nível 1, o segundo numa escala de quatro, foi emitido esta segunda-feira pelo projecto ‘European Storm Forecast Experiment’, constituído por jovens investigadores e meteorologistas da Europa Central.

Segundo a página oficial deste projecto, o alerta foi emitido devido a “chuva intensa, ventos fortes e ameaças de granizo e formação de tornados”.

Na escala de alertas, o nível 1 corresponde a uma probabilidade entre 5 a 15 por cento de ocorrer uma tempestade convectiva (condição meteorológica favorável à formação de tornados).

“Há uma depressão, com superfície frontal, a Norte do Arquipélago dos Açores que se está a dirigir para a Península Ibérica. Deverá chegar a Portugal Continental na madrugada, manhã de quarta-feira, prolongando-se os seus efeitos até quinta-feira”, explicou ao CM a meteorologista Patrícia Gomes, sublinhando a previsão do Instituto de Meteorologia que dá conta de “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial nas regiões Centro e Sul”.

A probabilidade de ocorrer um tornado é, sublinha, reduzida.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
10 Comentários
  • De Paulo09.01.14
    pena e que so alertam as pessoas depois dos acontecimentos e pena e que tenham de ser os estrangeiros a dizer pois os nossos nada dizem viva os ordenados para nada fazerem que da as ordens
    Responder
     
     -2
    !
  • De Carlos Jacinto08.01.14
    Está um bocadinho atrasado!!!
    Responder
     
     4
    !
  • De zeze07.01.14
    Deus nosso Senhor é grande... bai-nos porteger a todos os cidadões...com a ajuda da Nossa Senhora de Fátima de Portugal... Deus nos abenssoie contra as maleitas do demo... que anda ai á solta... pa nos apertar os guizos.
    Responder
     
     25
    !
  • De Vitor Dinis25.10.12
    Nao me admira a natureza e a unica que pode,quer e manda e o homem ainda nao percebeu isso.Vai tentando destruir o planeta, mas nao consegue a natureza tem poderes de se rejuvenescer...Vai castigando o homem lentamente..
    Responder
     
     60
    !
  • De pereira24.10.12
    vamos todos fugir pro parlamento!a seguranca esta todinha aí!....
    Responder
     
     80
    !

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub