Maus hábitos de postura prejudicam desenvolvimento

Mochilas têm de ter regras para evitar que as crianças sofram com dores.
Por Cláudia Machado|21.08.16
  • partilhe
  • 0
  • +
Maus hábitos de postura prejudicam desenvolvimento
A mochila é uma ferramenta escolar importante e deve cumprir critérios Foto Martin Bureau/AFP/Getty Images
Faltam pouco mais de duas semanas e meia para o início do ano letivo e aproxima-se por isso o alvoroço do regresso às aulas: é preciso comprar livros, lápis, canetas e ir completando uma lista quase sem fim de material.

Pelo caminho, fazem-se cedências e escolhe-se uma mochila mais colorida, com os desenhos animados em voga. Mas a escolha não deve ser meramente estética nem confinada aos caprichos dos mais pequenos, até porque o que está em causa é o seu correto desenvolvimento.

Uma mochila com excesso de peso e mal utilizada representa mais um peso nas agressões diárias a que a coluna está exposta. "As mochilas escolares têm de ter regras para podermos garantir que a criança não desenvolve dores nas costas ou lesões que interfiram com o seu desenvolvimento", alerta Fátima Godinho, médica reumatologista, sublinhando a importância da atividade física: "as crianças devem fazer exercício para fortalecimento muscular". Lesões musculares e contraturas são as mazelas que mais frequência assumem perante uma criança ou jovem que carrega pesos excessivos diariamente.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!