Sub-categorias

Notícia

Notificados 46 casos de sarampo

Entre 10 mil a 15 mil crianças não estão vacinadas.
Por Cristina Serra e Cláudia Machado|20.04.17
Notificados 46 casos de sarampo
Até às 16h00 de ontem foram notificados à Direção-Geral da Saúde 46 casos de sarampo desde o início do ano. Destes, 21 casos foram confirmados laboratorialmente no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e 15 situações estão ainda em investigação. Aos restantes 10 doentes foi excluído o diagnóstico.
Tudo o que precisa saber sobre o sarampo

Segundo o diretor-geral da Saúde, Francisco George, estima-se que "10 mil a 15 mil crianças" não estejam vacinadas, uma situação que atinge "três a cinco por cento" dos bebés que nascem por ano.

Segundo a DGS, 13 casos de sarampo ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, 7 no Algarve e um no Norte. A maioria dos casos ocorreu em adultos com mais de 20 anos (13 doentes). Sete crianças contraíram o vírus do sarampo: quatro com menos de 12 meses e três até aos quatro anos. O outro caso era o de Inês Sampaio. Duas crianças permanecem internadas. Do total de doentes, 12 (57%) não estavam vacinados e nove eram profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares). Destes, dois não têm registo de vacinação.

As autoridades de saúde continuam a investigar a origem do surto, que teve início a 27 de março na Urgência Pediátrica do Hospital de Cascais, onde um bebé de 13 meses contagiou a jovem Inês Sampaio, de 17 anos, e quatro profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. O bebé melhorou e teve alta e os profissionais estão em isolamento em casa. Cinco pessoas que contactaram com o bebé foram chamadas para fazer terapêutica profilática.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub