Ovar inaugura dois centros escolares

A Câmara Municipal de Ovar inaugura, no sábado, dois novos centros escolares, num investimento de 6,7 milhões de euros que o executivo considera "prioritário" e que se dirige a 650 alunos do 1.º ciclo e do ensino pré-escolar.
06.09.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Ovar inaugura dois centros escolares
Arquivo CM Foto Sérgio Lemos

Em causa está o centro escolar de Maceda, que resulta da ampliação da escola básica dessa freguesia, e também o centro escolar dos Combatentes, que, construído de raiz sob a fachada do estabelecimento de ensino já existente nessa praça de Ovar, irá substituir não apenas esse imóvel, mas também o jardim-de-infância dos Campos e a escola com 1.º ciclo e pré-escolar de S. Miguel.

Para Manuel Alves de Oliveira, presidente da Câmara de Ovar, a inauguração dos dois novos espaços educativos do concelho representa a concretização de uma das principais metas do seu executivo.

"Assumimos a Educação como uma prioridade. Fizemos e aprovámos a Carta Educativa, e, além da recuperação e reabilitação do parque escolar existente, definimos como prioritária a construção de centros escolares como estes", declarou o edil.

Referindo que no caso de Maceda o investimento foi de 2,3 milhões de euros e que a obra do centro escolar dos Combatentes custou 4,4 milhões, o autarca defende que "o presente e o futuro de um país - e de um município - exigem que a Educação e a Formação sejam prioritárias".

No novo centro escolar de Maceda funcionarão oito salas de aulas do 1.º ciclo e três do ensino pré-escolar. No total, a estrutura será frequentada por 275 alunos que aí poderão usufruir de diversas valências adicionais, como salas de expressão artística, salão multiusos, biblioteca, campo de jogos, ginásio e várias áreas de recreio, para além de um refeitório.

Já no novo edifício do Largo dos Combatentes, há 12 salas para o 1.º ciclo, três para o jardim-de-infância e espaços complementares idênticos aos de Maceda, para um universo de 375 alunos.

Manuel Alves de Oliveira afirma que os centros foram "projectados para garantir mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem e proporcionar ao concelho mais diversidade de equipamentos e materiais pedagógicos".

As duas estruturas propõem-se assim concretizar "a reabilitação e modernização do parque escolar municipal ao nível do ensino básico e pré-escolar", para o que deverão contribuir ainda duas outras obras a implementar no concelho: o centro escolar da Regedoura e o de Cortegaça.

No primeiro caso, a empreitada já está em curso e irá dotar a freguesia de Válega de "um novo equipamento educativo, multifuncional e mais adaptado às condições de ensino e aprendizagem, com valências de utilização comum ou polivalente, e novos espaços de recreio". O investimento será de 2,2 milhões de euros e terá como público-alvo 275 alunos.

No caso de Cortegaça, por sua vez, o projecto ainda está em fase de aprovação. A intenção da Câmara, contudo, é criar em Cortegaça um centro escolar a construir de raiz em plena Avenida da Praia.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
1 Comentário
  • De Nathan06.09.12
    Hoje foi inaugurado; Amanha fecha...como ja e habitual no nosso Pais.
    Responder
     
     0
    !