Politécnicos querem nota final das disciplinas a contar para acesso

O CCISP propôs ao Governo uma alteração das regras de acesso ao ensino superior para estas instituições.
25.02.15
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Politécnicos querem nota final das disciplinas a contar para acesso
Alunos consultam notas Foto Vítor Mota

O conselho coordenador dos politécnicos esclareceu esta quarta-feira que as alterações ao regime de acesso ao ensino superior preveem que a prova de ingresso possa deixar de ser o exame nacional, para ser a nota final à disciplina exigida.

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP), Joaquim Mourato, explicou que as alterações propostas ao Governo, por estas instituições, no regime de acesso, serão facultativas, podendo manter-se a situação vigente para os institutos que assim o entendam, nomeadamente os politécnicos que votaram contra a proposta.

O CCISP propôs ao Governo uma alteração das regras de acesso ao ensino superior para estas instituições, eliminando a obrigatoriedade de aprovação nos exames de acesso, revelou na terça-feira o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), considerando que a proposta cria "uma grave diferenciação entre o subsistema universitário e o subsistema politécnico".

"Esta diferenciação consiste na desvalorização das condições de acesso ao ensino superior politécnico, deixando de ser obrigatória a aprovação dos alunos do ensino secundário nos exames às disciplinas de ingresso, bastando para tal a aprovação na avaliação interna de frequência a essas disciplinas", explicava o comunicado do sindicato.

Os institutos politécnicos de Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria votaram contra esta proposta apresentada ao CCISP por três presidentes de três institutos, disse à Lusa o presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Luís Vicente Ferreira.

"Nós entendemos que não é aceitável essa condição de acesso diferenciada do subsistema universitário", declarou o presidente do IPL, que considerou ainda que a aprovação destas alterações poderia representar "uma via de acesso mais fácil" ao ensino politécnico, algo que os quatro institutos que votaram contra a proposta recusam.

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