Sub-categorias

Notícia

População só cresce em 34 municípios do País

Crescimento nos arredores das grandes cidades contrasta com redução no campo.
Por Bernardo Esteves|10.10.17
Apenas 34 municípios portugueses, num total de 308, viram a sua população aumentar entre 2011 e 2016. De acordo com o estudo Retrato Territorial de Portugal, ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, estes 34 concelhos registaram aumentos de entre 0,001 por cento (Lagoa) até 1,42% (Arruda dos Vinhos).

Retrato territorial de Portugal
Destes municípios, houve 15, a maioria na Área Metropolitana de Lisboa, em que as taxas de crescimento natural e migratório foram simultaneamente positivos. São os casos de Alcochete, Amadora, Cascais, Loures, Mafra, Montijo, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sesimbra, Vila Franca de Xira, Benavente, Valongo, Entroncamento e Santa Cruz (Madeira).

São concelhos cujo crescimento contrasta com o envelhecimento verificado, sobretudo no Interior Norte e Centro, entre 2011 e 2016. "Verificou-se um agravamento do índice de envelhecimento em 293 dos 308 municípios portugueses", refere o INE, elencando os concelhos onde o fenómeno foi mais marcante. Almeida, Vila de Rei, Oleiros, Penamacor e Castanheira de Pera destacam-se por terem aumentado mais de 100 idosos por cada 100 jovens.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub