Sub-categorias

Notícia

Portugal tem 45 mil pessoas infetadas com VIH

Últimos dados apontam que cerca de 5 mil desconhecem ter a doença.
Por Cristina Serra|26.11.16
Portugal tem 45 mil pessoas infetadas com VIH
Basta apenas uma pequena amostra de sangue para fazer o teste do VIH Foto Pedro Catarino
A infeção pelo vírus da sida (VIH) foi diagnosticada a um total de 44 176 pessoas em Portugal, segundo dados revelados no mês passado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Com a participação de especialistas portugueses, a investigação permitiu, com uma nova ferramenta de cálculo , determinar que desse total há cerca de 5 mil que não sabem estar infetados. O Dia Mundial da Luta Contra a Sida assinala-se a 1 de dezembro.

De forma a antecipar a data, Portugal associou-se à Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites. A iniciativa, que terminou ontem, teve como objetivo sensibilizar a população e profissionais de saúde para a necessidade de se fazer o teste de despiste da sida. É opinião generalizada entre os especialistas que o número de pessoas infetadas está abaixo da realidade.

O Hospital de Cascais foi uma das instituições que participaram na iniciativa europeia e distribuíram informação sobre a importância do teste de sida. "O grande objetivo é sensibilizar as pessoas e os profissionais de saúde sobre a necessidade de se fazerem testes de sida.

É fundamental as pessoas descobrirem se estão infetadas, até para se determinar o tratamento. Quanto mais cedo os casos de infeção forem diagnosticados, mais cedo as pessoas são tratadas e mais controlada está a doença", sublinhou ao CM Inês Vaz Pinto, coordenadora da consulta de VIH no Hospital de Cascais. Segundo a especialista, as análises de despiste do VIH são feitas com o consentimento informado da pessoa e podem ser efetuadas numa ida ao serviço de Urgência, numa consulta médica ou numa situação de pré-cirurgia.


Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub