Sub-categorias

Notícia

Portuguesa é autora de melhor doutoramento do mundo sobre alvenaria

Susana Moreira, ex-aluna da Universidade de Minho, ganhou distinção internacional com dissertação.
Por Pedro Zagacho Gonçalves|06.07.17
Portuguesa é autora de melhor doutoramento do mundo sobre alvenaria
Foto Direitos Reservados

Tem 31 anos, é portuguesa e ex-aluna da Universidade do Minho. Agora, Susana Moreira é também a primeira portuguesa a ganhar o prémio "Best Doctoral Dissertation Award" ("Melhor Dissertação de Doutoramento"), atribuído pela The Masonry Society.

A investigadora ganhou o prémio, que distingue estudos e investigações sobre construções em alvenaria (processo de assentar blocos, pedra ou tijolo com argamassa), pelo trabalho "Seismic retrofit of masonry-to-timber connections in historical constructions", dissertação de doutoramento realizada sob orientação de Luís Ramos e Daniel Oliveira, professores da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

A investigação de Susana Moreira aborda o comportamento das paredes de alvenaria e os pavimentos de madeira em edifícios antigos (que datam do século XIX e início do século XX) durante eventos sísmicos. A investigadora desenvolveu protótipos de reforço de ligações, de forma a reduzir a vulnerabilidade sísmica desses edifícios.

As soluções e conclusões apresentadas por Susana Moreira podem, em breve, ser aplicadas em Portugal, de forma a prevenir uma eventual tragédia no âmbito de forte atividade sísmica em terreno nacional.

Susana Moreira, que é Natural de Vila real, formou-se em Engenharia Civil na Universidade do Porto, tendo concluído o mestrado na Universidade do Minho. Já foi colaboradora em empresas como a Mota-Engil e a Projenor e, atualmente, é docente na Pontifícia Universidade Católica do Peru.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub