Produção de sémen afetada pelo sono

Homens com dificuldades em adormecer apresentavam um volume de sémen menor.
Por Cláudia Machado|28.08.17
Há distúrbios do sono que afetam a qualidade e a quantidade de sémen produzido e o número de cigarros fumados por dia também tem impacto na fertilidade masculina. Estes são alguns dos principais resultados de um estudo publicado recentemente na revista científica ‘Basic and Clinical Andrology’, que se dedica à área da andrologia.

"No nosso estudo alguns distúrbios do sono surgem associados à qualidade do sémen", referem os investigadores, destacando: "Passar a maior parte da noite acordado foi associado a uma menor mobilidade [dos espermatozoides] e a dificuldade em adormecer a um volume mais baixo de sémen, mas com uma maior concentração." Já os homens que fumam 10 ou mais cigarros por dia apresentavam um menor volume de sémen do que os que fumam nove ou menos cigarros.

Os investigadores destacam, no entanto, que "são necessários mais estudos para esclarecer a relação entre a qualidade do sono e os parâmetros do sémen, o que poderá ter implicações importantes na saúde pública". O estudo foi realizado com base em inquéritos a 382 homens, com idades entre os 26 e os 67 anos, e que eram utentes de uma clínica de fertilidade em Milão, na Itália. Todos foram submetidos a análises ao sémen. Foram incluídos no estudo homens com ou sem passado clínico de doenças dos órgãos reprodutivos, como torsão testicular, criptorquidia (testículos não desceram para o escroto), entre outras complicações.


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!