Sub-categorias

Notícia

Projeto parado trava poupança de água

Sistema de rega permitiria poupar três milhões de metros cúbicos de água por ano.
Por Rui Pando Gomes|12.11.17
Três milhões de metros cúbicos de água estão a ser desperdiçados, por ano, até que seja autorizada a ligação do novo sistema de rega de Silves, Lagoa e Portimão ao adutor da barragem do Funcho. O projeto, que custou 6,5 milhões de euros, está terminado há dois anos e depende de uma decisão do Governo.
Projeto parado trava poupança de água

O sistema vai beneficiar 700 agricultores de Silves, Lagoa e Portimão. "Todo o sistema foi aprovado pelo Governo e teve financiamento comunitário. Permite poupar três milhões de metros cúbicos de água por ano e energia mas está parado por decisão política", lamentou ao CM José Vilarinho, presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, que acusa o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, de "impedir" a ligação ao adutor do Funcho, atualmente usado pela empresa Águas do Algarve para trazer água da barragem de Odelouca para abastecimento público.

O CM questionou o Ministério do Ambiente mas não obteve resposta. Questionado pelo PCP, o Governo esclareceu que a decisão "está dependente da posição da Comissão Europeia", considerando as implicações "no processo de aprovação a que foi sujeita a construção da barragem de Odelouca".

Águas do Algarve
A decisão está dependente do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que antes de assumir o cargo presidiu à empresa Águas do Algarve.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De José Correia Correia12.11.17
    Assine a nossa petição para que se faça a ligação e se evite o desperdício de agua. <br/>http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT86936 <br/>
1 Comentário
  • De José Correia Correia12.11.17
    Assine a nossa petição para que se faça a ligação e se evite o desperdício de agua.
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT86936
    Responder
     
     0
    !

Mais notícias

Mais notícias de Sociedade

pub