Chocolate melhora capacidades cerebrais

Estudo em Nova Iorque revela benefícios inesperados.
Por José Carlos Marques|09.03.16
Chocolate melhora capacidades cerebrais
Comer chocolate uma vez por semana traz vários benefícios Foto Getty Images

Foi em Meados dos anos 1970 que o psicólogo Merrill Elias começou a seguir um grupo de cerca de mil pessoas na cidade de Nova Iorque. Na altura, a ideia do ‘Maine-Syracuse Longitudinal Study’ era avaliar a relação entre a pressão sanguínea e a pressão arterial, mas, com o tempo, outros fatores começaram a ser avaliados. 

A partir de 2001, a dieta do grupo de mil pessoas passou a ser avaliada com mais detalhe e revelou um padrão. "Descobrimos que as pessoas que comem chocolate pelo menos uma vez por semana tendem a ter melhores performances cognitivas. É uma diferença significativa, que toca vários domínios cognitivos", explica Elias ao jornal Washington Post.

Georgina Crichton, nutricionista que integra a equipa de Elias explica que os benefícios do consumo de chocolate são visíveis em tarefas do dia a dia. "Tais como lembrar um número de telefone ou uma lista de compras, ou ser capaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo, como falar e conduzir". As conclusões foram publicadas recentemente na revista científica Science Direct.

 

Apesar dos benefícios, os autores do estudo recomendam um consumo moderado de chocolate, por ser um alimento altamente calórico e rico em açúcar.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!