O jovem britânico de 22 anos que descobriu o travão para o ataque informático internacional que está a afetar mais de 150 países e centenas de empresas de comunicação, energia, banca e hospitais em todo o mundo, deixa o aviso de que o perigo ainda não está extinto. Em declarações à
BBC, o herói que descobriu a solução para o problema 'por acaso', alertou para a forte possibilidade de estarem a ser planeados mais ataques.
"Estejam preparados. Talvez não aconteçam este fim-de-semana mas muito provavelmente vão ter lugar na segunda-feira de manhã. É muito importante que protejam os sistemas", alertou o britânico.
O jovem informático conseguiu abrandar o ataque quando se percebeu que o ‘WannaCry’, vírus usado no ataque de ‘ransomware’, estava ligado a um domínio não registado terminado em gwea.com.
Sem saber que efeitos isso teria, decidiu comprar o domínio. Pagou dez dólares na NameCheap.com e verificou que, ao ativar o domínio, o vírus começava a falhar.
O jovem herói preferiu resguardar a sua identidade, no entanto, já circulam algumas fotografias do seu rosto pela Internet.
Segundo o novo balanço da Europol, o ciberataque já atingiu mais de 200 mil alvos em todo o mundo, em mais de 150 países. "Há que tomar todos os cuidados e precauções pois estamos perante uma 'ameaça em ascensão'", alertou
Robert Mark Wainwright, o diretor da Europol.
O que achou desta notícia?
-
9.1%Muito insatisfeito
-
4.5%
-
86.4%Muito satisfeito
Obrigado pelo seu contributo.
-
9.1%Muito insatisfeito
-
4.5%
-
86.4%Muito satisfeito