Sub-categorias

Notícia

Moeda virtual vale mais que ouro

Moeda virtual mais famosa do Mundo torna-se cada vez mais legítima e vale mais do que duas onças de ouro. O culpado é o Japão.
Por Daniela Espírito Santo|30.05.17
Moeda virtual vale mais que ouro
Bitcoins Foto Reuters
A Bitcoin, a moeda virtual mais conhecida do planeta, tem dado que falar nos por diversas razões. Se, por um lado, está a ser usada nos pedidos de resgate de piratas informáticos que têm espalhado o caos em ataques internacionais, por outro esta e-moeda foi considerada um meio de pagamento válido no Japão, primeiro reduto legal a considerá-la uma verdadeira divisa.

O resultado está à vista: uma bitcoin já vale, atualmente, bem mais de dois mil euros (valia cerca de mil no início do ano e umas centenas de euros no ano passado) e obter estas moedas já se tornou numa autêntica ‘corrida ao ouro’ para os investidores. Aliás, uma bitcoin vale agora mais do que duas onças do metal precioso e tudo isto sem qualquer regulação do sistema bancário e sob o conveniente véu do anonimato.

Tal valorização deste ‘ouro digital’ faz com que muitos tentem aventurar-se nas lides desta moeda sem dono. Uma aposta de investimento que volta a levantar velhas questões: consegue uma criptomoeda, descentralizada e totalmente despida de influência de um país ou banco central, oferecer a segurança necessária para fazer transações reais? Poderá uma moeda tão disruptiva, com menos de dez anos de existência, aguentar tamanha especulação? E o que acontece caso desvalorize? As respostas são tão especulativas quanto o valor mas o certo é que, para já, quem está no negócio da Bitcoin está a ganhar.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Tecnologia

pub