Sub-categorias

Notícia

Português ajuda a criar plataforma que decifra músicas

Antigo aluno da Universidade do Minho envolvido em plataforma "única no Mundo", que consegue decifrar os acordes de canções.
24.11.13
  • partilhe
  • 0
  • +
Português ajuda a criar plataforma que decifra músicas
Pormenor da página Chordify

Um antigo aluno da Universidade do Minho, José Pedro Magalhães, é um dos cofundadores uma plataforma que ensina a tocar qualquer canção numa guitarra ou piano.

Ao carregar uma música no programa, o utilizador fica a saber os acordes que deve tocar.

O projecto 'Chordify' foi desenvolvido por cinco investigadores e já atrai cerca de 50 mil visitantes diários, de acordo com o comunicado que a Universidade de Minho enviou à agência Lusa.

O procedimento é simples: o utilizador escolhe um ficheiro de música para colocar na plataforma, que o analisa rapidamente. Depois, à medida que a música é reproduzida, são apresentados os acordes da canção. Se não possuir o ficheiro, é possível colocar a ligação para um vídeo com a música no Youtube.

“O serviço funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja. E essa é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos”, refere José Pedro Magalhães no jornal online da Universidade do Minho.

O informático de 29 anos, natural de Vila Nova de Gaia, é o único português envolvido no projeto e admite que não esperava uma adesão tão grande em tão pouco tempo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
2 Comentários
  • De Van Esteca25.11.13
    O conceito e muito bom... Só que a música e reconhecida nos baixos que não condizem com os acordes...
    Responder
     
     0
    !
  • De Joel 24.11.13
    Uso o programa já algum tempo. Existem falhas no programa. Por exemplo,em algumas músicas os acordes não estão correctos, como também faltam acordes nas músicas, mas é muito bom.
    Responder
     
     6
    !

Mais notícias

Mais notícias de Tecnologia

pub