Sub-categorias

Notícia

União Europeia multa Google em valor recorde de 2,4 mil milhões de euros

Multinacional dada como culpada de manipular resultados do motor de busca para favorecer um serviço seu.
Por Pedro Zagacho Gonçalves|27.06.17

A Comissão Europeia (CE) aplicou uma multa recorde de 2,4 mil milhões de euros à Google, por considerar que o gigante tecnológico, no seu famoso motor de busca, dá prioridade na promoção de serviços e produtos da empresa em detrimento dos mesmos pertencentes à concorrência. A empresa tem 90 dias para acabar com a prática, que lhe valeu centenas de queixas por concorrência desleal junto dos órgãos reguladores de mercado da União Europeia.

A Comissão Europeia considerou a empresa culpada de manipular os resultados de pesquisa do seu motor de busca de forma a favorecer o Google Shopping, o seu serviço de comparação de preços. De acordo com as diretrizes aplicadas, que definem que a multa nestes casos pode chegar a 10% do volume de negócios global da empresa, o valor podia chegar aos 9 mil milhões. No entanto foi bastante inferior a este valor, ainda assim muito superior à multa recorde aplicada pela União Europeia à Intel, em 2009, de cerca de mil milhões de euros. 

A notícia de uma eventual punição foi dada pelo 'Financial Times', que referia que estava ralacionada com uma investigação de sete anos da CE. A Google é ainda acusada de abuso de posição dominante na publicidade associada à pesquisa e de restrições aos fabricantes de dispositivos Android e operadores de redes móveis.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Tecnologia

pub