Sub-categorias

Notícia

Acionistas recebem 180 milhões de euros

Nos últimos dez anos, a Media Capital teve lucros de 159,7 milhões de euros, menos do que deu aos investidores.
Por Hugo Real|18.03.17
  • partilhe
  • 0
  • +
Acionistas recebem 180 milhões de euros
Rosa Cullell é a CEO da Media Capital, grupo de media que detém a TVI Foto Filipa Couto
Desde 2007, já após a conclusão da sua compra pelo grupo espanhol Prisa, que a Media Capital adotou uma agressiva política de distribuição de dividendos. Contas feitas, e no espaço de dez anos, a dona da TVI deu aos seus acionistas mais de 180 milhões de euros, sendo que, deste valor, mais de 169 milhões foram para os cofres da Prisa.

No mesmo período, o grupo de media gerou lucros totais de 159,7 milhões de euros. Ou seja, a Media Capital entregou aos seus acionistas mais 20 milhões do que os lucros que gerou ao longo da última década.

Este ano, o conselho de administração da empresa liderada por Rosa Cullell propôs que sejam distribuídos 17,747 milhões de euros em dividendos (92,92% do lucro) relativos ao exercício do ano passado, mas este valor só será definitivo após aprovação em assembleia geral. Recorde-se que por diversas vezes a dona da TVI acabou por entregar mais aos investidores do que o proposto pela sua administração, já que a Prisa, enquanto acionista maioritário (94,69% do capital), pode aprovar a atribuição de um montante superior. Este caso, por exemplo, sucedeu no ano passado. A administração propôs a distribuição de um dividendo de 9,296 milhões de euros, mas, por proposta da Prisa, acabou por distribuir mais de 16 milhões de euros.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Tv Media

Tv Media

Estrelas da SIC com futuro incerto

Estrelas da SIC com futuro incerto

João Baião fica sem programa e terá salário milionários revisto. Não é o único caso. Conheça a lista de 'dispensáveis'.

pub