Sub-categorias

Notícia

Governo chumba nome para as finanças da RTP

Ministério não concorda com escolha. Executivo tem de dar aval e pede alguém com mais experiência para o cargo.
Por Duarte Faria|10.04.18

O Ministério das Finanças deverá mesmo chumbar o nome proposto pelo Conselho Geral Independente (CGI) para administrador financeiro da RTP, apurou o CM. Na base da decisão estará, de acordo com fontes próximas do processo, a "falta de currículo" da pessoa indicada: Verónica Soares Franco, tal como o CM avançou a 9 de fevereiro.

Numa altura em que a empresa pública de rádio e TV enfrenta vários desafios financeiros - como a integração de trabalhadores precários, o Festival da Eurovisão e o Mundial de futebol - as Finanças querem alguém mais experiente no cargo.

O CM sabe que, esta semana, terá lugar uma reunião entre os membros do CGI, liderado por António Feijó, e o secretário de Estado do Tesouro para resolver o impasse, que dura há cerca de dois meses. Contactados, ministério das Finanças, CGI e RTP não se pronunciaram sobre o tema até ao fecho desta edição.

Recorde-se que o administrador com o pelouro financeiro é o único membro da administração da RTP que tem de contar com o aval do Executivo. A nomeação dos restantes é da inteira responsabilidade do CGI.

A próxima administração da RTP deverá contar com Gonçalo Reis como presidente, reconduzido no cargo que ocupa desde 2015, e com Hugo Figueiredo como administrador para os conteúdos, sucedendo a Nuno Artur Silva. A atual equipa de administração, que tem Cristina Vaz Tomé como administradora financeira, está em gestão corrente desde fevereiro.

PORMENORES
Sindicatos
Os sindicatos dos trabalhadores da RTP defenderam ontem a nomeação de uma administradora com confiança técnica e política do Estado (acionista único) e consideraram que a empresa vive "um dos piores momentos da sua história".

Administradores
Em comunicado, os sindicatos defendem que a RTP deveria ter cinco administradores, em vez dos atuais três. E garantem que o CGI tem uma posição idêntica.

Currículo
Verónica Soares Franco é mestre em gestão de empresas pela Universidade de Columbia, EUA, e pertence ao conselho de administração da Via Porto.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!