Os truques que fazem uma imagem

No final da tarde, com o ensaio do ‘Dança Comigo’ prestes a terminar, Cristina Gomes, a maquilhadora, é a primeira a chegar aos estúdios da Venda do Pinheiro. Com ela traz a sua inseparável mala onde guarda uma panóplia de frascos e boiões de cremes, sombras coloridas, pincéis, batons...
29.06.07
  • partilhe
  • 0
  • +
Os truques que fazem uma imagem
O penteado e a maquilhagem aliam-se ao corte e às cores. Só o roxo é interdito.
“A última vez que a passei no aeroporto pesava 38 quilos”, confessa. No estúdio, a primeira coisa que faz é ir conhecer a roupa que Catarina Furtado vai vestir nessa noite. Depois, fica tudo ao seu critério: “A Catarina confia em mim”, diz. “Só trabalho com as melhores marcas. Faço questão de usar bons produtos e sou muito exigente com a higiene”, explica Cristina Gomes, maquilhadora há 22 anos.
A precisão da maquilhagem não descura decotes, braços e pernas. Tudo que está à vista tem ser retocado “para que o tom de pele não colida com a do rosto”. Catarina Furtado é uma pessoa “fácil” de pintar. Porque tem um rosto “hamonioso” e um “feitio extraordinário”. A cumplicidade entre as duas transformou-se em amizade até porque, sublinha, “a maquilhagem pressupõe intimidade física”. Ao longo do directo do ‘Dança Comigo’, Cristina Gomes, nos bastidores, está atenta ao desempenho de Catarina e, a cada intervalo, corre ao plateau para ver se é preciso retocar-lhe o rosto. Só no final do programa, já a noite vai longa, abandona o estúdio. Catarina, a estrela mais brilhante da emissão, regressa a casa maquilhada, porque ela mesma se encarrega de limpar o rosto. Revela a própria Catarina que, numa das divisões da sua casa no Restelo, tem uma bancada com um espelho e umas luzes que foi propositadamente concebida para fazer uma maquilhagem ou um penteado. “No final de um ‘Dança Comigo’, quando a Catarina gosta muito de uma maquilhagem pega no telemóvel e tira uma fotografia a si mesma para, mais tarde, tentar reproduzi-la”, conta à boca pequena Cristina Gomes.
APRENDEU TRUQUES DE MAQUILHAGEM
Ao contrário da profissional que revela ”não ter jeito para se pintar”, Catarina não só já aprendeu alguns truques de maquilhagem, como tem ‘mão’ para a arte. Num só comentário, a apresentadora retribui os elogios da maquilhadora da estação pública: “Acho que fico sempre mais bonita nas mãos da Cristina”.
Só depois de pintada, Catarina Furtado se entrega à mestria da cabeleireira e amiga Marina Cruz, a quem, às vezes, trata carinhosamente por “mãe”. “A Marina conhece-me há anos e tem um lado muito maternal para comigo”, revela a apresentadora do ‘Dança Comigo’. Explica Marina Cruz que “o penteado é delineado de acordo com o vestido e a maquilhagem que a Catarina vai usar no programa”. Esta profissional, que aplicou pela primeira vez um postiço no penteado da apresentadora na terceira e última gala de ‘Dança Comigo’, conta à Correio TV como é fácil tratar da cabeleira da apresentadora deste programa da RTP’: “A Catarina tem um cabelo bem tratado, que não é rebelde e se adapta bem a qualquer penteado.” Há muito que a apresentadora não usava o cabelo tão comprido, uma circunstância que facilita o trabalho de Marina Cruz. “Um cabelo longo dá-nos mais liberdade para criar. Podemos fazer penteados caídos ou apanhados. Nesta fase, Catarina gosta mais de se ver de cabelo longo e quando o apara, está sempre com receio de que nos descuidemos e o cortemos demasiado”. No dia-a-dia, a apresentadora é uma mulher prática que prefere o rabo de cavalo a um penteado sofisticado, e um simples blush no rosto a uma maquilhagem cuidada.
As criações de Nuno Baltazar são as últimas a entrar em cena. Só depois de maquilhada e penteada, Catarina Furtado enverga o vestido com que vai apresentar o concurso. Mas o trabalho do estilista do Norte começou logo que a RTP atribuiu a apresentação do ‘Dança Comigo’ a Catarina Furtado. Era preciso perceber a natureza do programa, conhecer detalhes do cenário em que a apresentadora se iria mover. “Se na ‘Operação Triunfo’ a Catarina estava muito tempo sentada, no ‘Dança Comigo’ teria de descer uma escadaria no cenário e fazer a apresentação de pé. Diante destes dados eu e a Catarina encontrámo-nos para conversar e definir o guarda-roupa e as personagens que iria interpretar, porque, além de apresentadora, a Catarina é actriz”, explica à Correio TV Nuno Baltazar.
REGISTO DISTINTO
Nas três edições de ‘Dança Comigo’, Catarina Furtado apresentou-se com um registo distinto e previamente definido com o estilista. Na primeira fase, o guarda-roupa destacou a gravidez da apresentadora, porque, esclarece Nuno Baltazar, “esse era um desejo de Catarina”. “Na edição seguinte apostámos numa imagem mais dançante, com vestidos de franjas, a realçar os anos 20”, explica o estilista nortenho. Nesta última edição, Catarina assumiu um visual mais fresco, leve e jovial. “Uma postura que alternou entre a imagem sexy com a de menina mais delicada”, explica este profissional. Para obter este resultado, recorreu aos chiffons e às mousselinas, tecidos “aéreos, transparentes e delicados”. E apostou em cores mais ousadas. Pela primeira vez a Catarina usou “amarelo, castanho e verde lima”. Todas as cores são permitidas, à excepção do lilás. “Por causa de uma superstição ligada ao universo da dança, Marco de Camilis não quer que a Catarina use o roxo”, explica Nuno Baltazar. Para facilitar a troca de vestidos durante a emissão do directo, e não estragar a maquilhagem e o penteado, o estilista recorre a um truque na confecção do guarda-roupa: “Os vestidos têm fechos grandes para poderem ser colocados e retirados por baixo”. O uso de presilhas é fundamental nos vestidos de Nuno Baltazar, porque “presas ao soutiã elas evitam que as alças se virem ou deixem à vista a roupa interior”.
Outro truque consiste em fazer um saquinho de pano para melhor ocultar o microfone que Catarina Furtado traz preso a si durante toda a emissão. Sobre o estilista que começou a trabalhar para a apresentadora quando ainda estava na SIC, Catarina Furtado diz que partilham a “mesma linguagem”, e a paixão pelo teatro e o cinema. A prova é que até quando falam sobre roupa usam a imaginação e partilham as afinidades: “Idealizamos à volta dos vestidos que vou usar e temos uma história para cada um”, confidencia Catarina.
Marina Cruz nos cabelos, Nuno Baltazar no guarda-roupa, Cristina Gomes na maquilhagem e Catarina Furtado na apresentação formam uma equipa coesa e de sucesso. Profissionalismo, entrosamento e fidelização são a chave do êxito desta equipa una e multidisciplinar. O sucesso reflecte-se todas as semanas nas audiências de ‘Dança Comigo’. “Eles trabalham comigo há muito tempo, conhecem-me bem e têm acompanhado as diferentes fases da minha vida... Comecei muito nova, cresci, mudei... Eles são os melhores nas respectivas áreas profissionais. E antes de serem o que são já eram meus amigos. Torcemos pelo sucesso uns dos outros “, diz Catarina Furtado que se sente “mimada” por todos. Apesar de fazer TV há 15 anos, a apresentadora reconhece que ainda se sente “ansiosa” antes de entrar em palco. “Tenho a noção de que a exigência é sempre maior e eu tenho de estar à altura das expectativas e de um público que sempre me acarinhou”
A AMIZADE COM A TERESA CONCEIÇÃO: "É UMA MÃE MARAVILHOSA"
Além de amiga de Catarina Furtado, a jornalista da SIC é uma “admiradora incondicional”. Quando a Embaixadora da Boa Vontade foi a S. Tomé entregrar uma unidade de saúde móvel, a jornalista meteu férias e acompanhou-a: “Foi uma experiência extraordinária. Fotografei e filmei tudo. Poucos sabem o que ela batalhou durante dois anos para poder comprar essa unidade móvel”. Teresa Conceição elogiou ainda o talento da actriz nos palcos e o seu papel de mãe: “É uma educadora exemplar. A filha é uma criança calma, que não faz birras e está sempre bem disposta, porque tem uma mãe maravilhosa”.
PROJECTO EM ÁFRICA
“As Nações Unidas concluíram que é urgente ajudar a Guiné. Vou dedicar-me já a este projecto e em 2008 poderei já mostrar às pessoas o que está a ser feito com o seu contributo.”

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!