RTP 1 transmite Marchas de Lisboa em alta definição

Este ano, a estação pública volta a monopolizar a transmissão dos Casamentos de Santo António e das Marchas de Lisboa, que pela primeira vez vão ser exibidas em alta definição.
07.06.10
  • partilhe
  • 0
  • +
RTP 1 transmite Marchas de Lisboa em alta definição
José Carlos Malato vai dar a conhecer a história das Marchas Populares e João Baião irá estar a apresentar os Casamentos de Santo António Foto João Miguel Rodrigues

A 12 de Junho, 16 casais unem as suas vidas numa cerimónia que a RTP 1 vai começar a transmitir às 10h00, do Páteo Alfacinha, com Jorge Gabriel e Diamantina. Noutro local, nos Paços do Concelho, João Baião e Dália Madruga testemunham o casamento civil. E, na Sé de Lisboa, Isabel Angelino junta-se a João Baião na apresentação da cerimónia religiosa. O desfile dos carros dos noivos, na Avenida da Liberdade, será acompanhado pelo repórter Sérgio Mateus. Mais tarde, no Museu da Cidade, Helena Coelho e João Baião vão dar-nos conta do desenrolar do copo-d’água, onde os 16 casais dançarão a valsa.

“Já tinha apresentado as marchas na SIC. Este ano, na RTP, vou estar com os casamentos de Santo António, na cerimónia civil, depois na religiosa e no copo-d’água. Se vou fazer quadras? Não sei, vai depender da inspiração do momento”, comenta João Baião.

Para a transmissão deste evento, o canal público mobilizou mais de 200 profissionais, 40 câmaras, e cinco carros de exteriores em diversos pontos da cidade.

Diamantina, que se estreia na apresentação das festas de Lisboa, disse: “Em termos profissionais sou a mais nova da equipa. Só receio não corresponder às expectativas de quem apostou em mim. Sou muito patriótica, gosto de tudo o que é tradição, e os Casamentos de Santo António são um ícone de Lisboa e da RTP”.

Depois deste projecto, João Baião vai ser um dos apresentadores envolvidos no projecto ‘Verão Total’, programa que, em 2009, de segunda a sexta-feira, acompanhou o Verão dos telespectadores da RTP 1, durante os meses Julho e Agosto, a partir de uma cidade, região ou localidade portuguesa. A Volta a Portugal em Bicicleta contará também com o contributo do apresentador.

Ainda no dia 12, a partir das 21h45, em directo na RTP 1, RTP Internacional, RTP África e RTP Mobile, Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato vão conduzir a apresentação das Marchas de Lisboa. A equipa de repórteres será constituída por Serenella Andrade, Carla Matos Gomes, Cristina Alves e Sérgio Mateus.

Os cantores David Ripado, Carla Ribeiro e Raquel Ferreira vão ser destacados para interpretar os temas das marchas que desfilarão na avenida.

No dia 11, às 21h30, a RTP 1 vai transmitir ‘Há Festa e Siga a Marcha’. José Carlos Malato e Fernando Mendes darão a conhecer a história das Marchas Populares e a origem das Noivas de Santo António.

Gravado ao vivo, no dia 9, na Praça do Município, o programa vai contar com a presença de Carla Andrino, Cristina Areia, Marina Mota, Rosa do Canto, Carlos Cunha, Joaquim Nicolau, João Didelet e Miguel Dias.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!