Sub-categorias

Notícia

RTP mantém arquivo e 150 milhões de euros

Grupo público recebeu valor para vender acervo em 2011. Seis anos depois, espólio continua a pertencer-lhe.
Por Hugo Real|13.08.17
RTP mantém arquivo e 150 milhões de euros
RTP já fez saber ao Estado que pretende manter o arquivo e quer transformar os 150 milhões em capital social Foto Sofia Costa
Seis anos depois de a RTP ter recebido 150 milhões em forma de adiantamento da Direção-Geral do Tesouro e Finanças pela compra do seu arquivo audiovisual, tudo continua na mesma. Ou seja, este acervo continua na posse da RTP e o Governo mantém silêncio absoluto sobre o tema. A grande diferença são os 150 milhões de euros (que na altura foram utilizados pelo grupo público para pagar parte da dívida contraída junto do banco alemão Depfa), que nunca foram devolvidos ao Estado.

Ao longo dos últimos anos, o Correio da Manhã tem questionado o Ministério das Finanças sobre este tema, nomeadamente sobre a intenção da RTP em ficar com o arquivo e com o dinheiro, um propósito que, de resto, a RTP assume no seu relatório e contas: "A empresa já propôs ao Estado português a conversão em capital social deste valor, dado tal ter enquadramento legal nas decisões da Comissão Europeia de 2006 e 2011, ser a solução menos onerosa para o acionista e atendendo à enorme relevância deste arquivo para o cumprimento das obrigações de serviço público."

Contudo, o ministério liderado por Mário Centeno continua sem esclarecer se está na disposição de que o arquivo audiovisual continue na posse da RTP e que os 150 milhões de euros entregues à empresa em 2011 sejam convertidos em capital social. "Não temos resposta relativa a este assunto" foi a última informação dada ao CM pelo Ministério das Finanças.


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Tv Media

pub