Sub-categorias

Notícia

Salário de vedetas cai 334 mil euros

Remunerações foram cortadas.
Por Hugo Real|02.02.15
Salário de vedetas cai 334 mil euros
Catarina Furtado e Fernando Mendes Foto Liliana Pereira
Salários de apresentadores da RTP deviam baixar mais?

A RTP reduziu o salário dos seus apresentadores em 22% desde o início de 2013, o que significa uma poupança anual de 334,4 mil euros, revelou ao CM Alberto da Ponte, o presidente da empresa pública que esta semana abandonará o cargo.

Numa carta aberta, o gestor faz mesmo questão de mencionar este facto: "As muitas vezes denominadas ‘vedetas da RTP’ aceitaram reduzir de forma significativa a sua remuneração."

Entre estas estrelas estão nomes como o de Catarina Furtado (25 para 15 mil), Fernando Mendes (20 para 15 mil), Jorge Gabriel (15 para 10 mil), Sílvia Alberto (corte de 12 para seis mil) e Sónia Araújo (redução idêntica).

Segundo sabe o CM, entre as vedetas da RTP com salários elevados estão ainda José Carlos Malato (14 mil), Herman José (11 mil), Tânia Ribas de Oliveira (10 mil), Marta Leite Castro e Vanessa Oliveira (ambas recebem aproximadamente 5 mil).

Entretanto, os resultados provisórios de 2014 revelam que a RTP recebeu 164,9 milhões de fundos públicos (queda de 29,3 milhões), já os gastos totais foram de 212,9 milhões. Aqui destaque para a subida de 15,6 milhões nos custos de grelha (para 84,1 milhões) e para a quebra de 4,9 milhões nos gastos com pessoal (total de 75,8). Já o lucro será de 37 milhões de euros.

Clique na imagem para ver a fotogaleria

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De tomar02.02.15
    É uma vergonha, um País na miséria e ter pessoas a ganhar estes balurdios. Isto na RTP, e o que ganham por fora? anúncios, presensas em inventos, gorgetas, espectáculos, etc., etc.
19 Comentários
  • De pantufa03.02.15
    com estes ordenados assim.agora esta explicado porque nao temos vaçinas no centro de saude e outras coisas.seria mais util dar este dinheiro a medicos eles salvem vidas.estes nao sei bem oque fazem de tao importante,para reçeber tanto.e mais nesta altura que o nosso ministro diz que a austeridade e para continuar mas pelos vistos................
    Responder
     
     2
    !
  • De Mald03.02.15
    1 bom artista deve ser bem pago. Lamento k gente sem valor ou k nada fazem seja sustentado pelo Estado. Das 3 fotografias apesentadas e dos nomes referidos, dou valor ao Herman José. O resto quem é ou por onde andam? Catarina evaporou-se;Malato etc. já nem se vêm. Com gente inativa vão buscar gente nova como Vanessa (5 mil) k nem qualidade tem e foi passada a ferro na Sic. Essa gente é paga com parte dos impostos k eu pago por trabalhar muito.Esta gente nem sabe falar.Atentado à pobreza/mérit
    Responder
     
     2
    !
  • De Davidoliveira03.02.15
    É uma ofensa à generalidade dos portugueses que com os seus impostos (taxa do audiovisual incluida na fatura da eletricidade)
    sustenta essas mordomias a pessoas de qualidade duvidosa, com programas de pouca audiência; a RTP transformou-se ao longo dos tempos como uma sociedade familiar, onde foram colocados elementos da mesma familia sem olhar a competencia mas a filiação partidária, é tempo de uma viragem.
    Responder
     
     0
    !
  • De vicentes03.02.15
    VErgonha , ando eu aqui a pedir emprestado para pagar a luz , que tem o mesmo valor da deles ,,,deveria ser contas pagas conforme os salários , recebes pouco pagas pouco , recebers muito pagas mais do que o normal para entrar nas falstas do pobre de quem ganha nada ou pouco ou mínimo etc,,,,eu fico parva com os contabilistas do pais
    Responder
     
     6
    !
  • De MandoCardos03.02.15
    O Estado é assim! A uns rouba e a outros mima-os escandalosamente. "Ha mou rico Salazar"!
    Responder
     
     3
    !