O troféu do Euro foi batizado com o nome de Henri Delaunay, o primeiro secretário-Geral da UEFA e o homem que propôs a criação de um campeonato europeu de futebol. Delaunay morreu em 1955, cinco anos antes da primeira edição do campeonato.
                
                
                    
A taça original, que foi entregue aos campeões da Europa entre 1960 e 2004, foi idealizada por Pierre Delaunay, filho de Henri, e criada pelo ourives Chobillon. Posteriormente, o troféu passou a ser produzido pela empresa francesa Arthus-Bertrand.
                
                
                    
A taça original tinha 42 cm de altura e pesava seis quilos. Tinha escritas as palavras ‘Championnat d’Europe’ na frente e apresentava a imagem de um malabarista na parte de trás.
                
                
                    
A seleção da antiga União Soviética foi a primeira a erguer a Taça Henri Delaunay, após bater a Jugoslávia por 2-1 na primeira edição do campeonato, em 1960, em Paris, França.
                
                
                    
A taça Henri Delaunay foi renovada em 2008 de forma a refletir o prestígio da competição. A empresa londrina Asprey, com vasta experiência na produção de troféus, foi a responsável pelas alterações.
                
                
                    
O novo troféu tem 60 cm de altura e pesa oito quilos, mais 16 cm e dois quilos do que a versão original. A base passou a ser maior e prateada e os nomes dos países vencedores passaram a ser gravados na parte de trás da taça em vez de estarem inscritos na base.
                
                
                    
O capitão e guarda-redes Iker Casillas foi o primeiro a levantar o novo troféu, quando a Espanha bateu a Alemanha por 1-0 no Euro 2008.
                
                
                    
Os troféus estão todos na posse da UEFA. As equipas vencedoras recebem uma réplica da taça em tamanho real.
                
                
                    
Os países que conquistaram mais vezes a Taça Henri Delaunay foram a Alemanha e a Espanha. Ambas conquistaram três vezes o troféu. A Alemanha em 1972, 1980 e 1996 e a Espanha em 1964, 2008 e 2012.
                
                
                    
Antes do início do campeonato, a Taça Henri Delaunay andou em digressão pelas 11 cidades que vão ser palco do Euro 2020: Roma, Bucareste, Budapeste, Baku, Copenhaga, Amesterdão, São Petersburgo, Sevilha, Munique, Glasgow e Londres.